Garotada ‘cai da cama’ para seletiva de ginástica na região sul
15/09/2018 - 11:52
Seletiva de ginástica artística modalidade do programa Atleta Cidadão no bairro Jardim Juliana região sul. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 15-09-2018
Igor Tadeu (ao centro), 6 anos, foi um dos atletas pré-aprovados para a categoria de base mantida pela Prefeitura - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Do lado de fora do ginásio do Jardim Juliana, região sul de São José dos Campos, ouvia-se barulho de pés no tablado, colchões estufando e um intervalo entre silêncio e risadas. Entrando no local, na manhã deste sábado (15), os olhos apreensivos dos pais e responsáveis miravam 15 crianças que ‘caíram da cama’ logo cedo para a seletiva de ginástica artística do programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos.

A atividade supervisionada pelo coordenador João Pedro Doretto e a equipe técnica da modalidade durou cerca de 2h e pré-aprovou cinco jovens talentos para um período de treinos com o elenco efetivo. Quatro meninas e um menino receberam resposta positiva.

Atualmente, o programa conta com 40 atletas efetivos, sendo 34 garotas e seis garotos. De acordo com Doretto, a grande dificuldade entorno da modalidade é a captação de ginastas homens. Na seletiva deste sábado, apenas dois compareceram.

Igor Tadeu, 6 anos, foi o menino que se destacou na bateria de exercícios. Levado pelos tios, que saíram do Jardim Paulista, na região central, empolgou-se ao ver as traves, tablados e barras, já que terá a chance de desenvolver com segurança e orientação as acrobacias que imita de um menino que mora em sua rua.

"Ele adora. Em casa, tem uma barra e ele fica treinando. Tem uma quadra em que ele treina também. Acompanha o avô que faz musculação. Aí pensamos, ‘vamos levá-lo, vai que ele passa’, contou a tia Paloma Borges, acompanhada do tio Gustavo Ávila.

Igor vai se juntar aos outros atletas para um período de treinamentos com a categoria de base. Se evoluir quanto ao rendimento, será efetivado. No entanto, terá que tirar boas notas na escola para continuar no Atleta Cidadão. E, ao saber que precisa ser bom aluno, ele, que está no Pré 1, arregalou os olhos e já olhou diretamente para a tia.

“Isso vai ajuda-lo sim, porque vai ter medo de perder (a vaga), então com certeza ajuda”, afirmou Paloma Borges.

Vestindo a camisa

No Atleta Cidadão, os 1.350 integrantes das 23 modalidades, entre crianças e jovens, recebem apoio técnico e estrutural para participar de competições regionais, estaduais e nacionais, representando São José dos Campos.

A inclusão no programa é feita durante as edições da Caravana de Seletivas, realizadas regularmente todos os anos, ou em avaliações específicas por modalidade.

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida