Donos de pets colocam 'carteirinha em dia' com vacinação gratuita
Atualizado em 15/09/2018 - 14:14
Vacinação antirrábica de cães e gatos na Praça Primavera no bairro Jardim Motorama região Leste. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 15-09-2018
Dezenas de pessoas levaram os pets à praça Primavera, no Jardim Motorama, para vacinação - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Saúde

O segundo fim de semana da campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos, em São José dos Campos, começou a todo vapor na manhã deste sábado (15). Tutores levaram seus pets a sete pontos de vacinação espalhados pela região leste.  No domingo (16), mais sete locais nas zonas leste e sul vão estar abertos ao público.

A vacinação é gratuita e ocorre das até 16h. Segundo o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), a meta é ultrapassar o número de vacinados no ano passado, que totalizou 36.528 animais, sendo 30.726 cães e 5.802 gatos.

Rejane Araújo, moradora do Vista Verde, levou os poodles Duda e Toddynho, ambos de 8 anos, para a primeira vacinação após a castração realizada na mascote fêmea. Ela aprovou o tratamento oferecido pelos profissionais do CCZ, dizendo que "os animais são muito bem tratados".

Ela leva a dupla regularmente ao veterinário e mantém as carteirinhas de vacinação em dia. "É igual criança, né? Tem que cuidar, igual a um bebê, com remédio para verme, vacina, exame de sangue. Sempre tem que estar fazendo", contou Rejane.

Já Guiomar Regina, que vive no Jardim Motorama, aproveitou a ação gratuita da Prefeitura para tirar o atraso com os compromissos de saúde do também poodle Faro, de 4 anos. "Ainda não tive tempo de levar ao veterinário, então já o trouxe aqui pra vacinar. Mas já está na época de tomar todas as outras também", afirmou Guiomar.

Segurança e carinho
Para maior segurança de todos (animais, donos e equipe de trabalho), o CCZ recomenda que os pets sejam conduzidos com coleira, guia e acompanhados por um adulto. Também é importante que o proprietário leve a caderneta de vacinação do cão ou gato, porém a falta do documento não impedirá a vacinação.

A raiva é fatal. Quando instalada no animal ou no ser humano, a chance de cura é raríssima. Por isso, a vacinação dos animais é muito importante. A doença está controlada no estado de São Paulo, mas ainda há algumas ocorrências no norte e nordeste do país.

A campanha prossegue até 25 de novembro. Ao todo, serão 94 pontos fixos de vacinação e 54 roteiros volantes em todas as regiões da cidade, incluindo a zona rural. No primeiro fim de semana da campanha, nos dias 1º e 2, foram imunizados 4.771 animais (4.007 cães e 694 gatos) de 14 bairros da região leste de São José dos Campos.

A programação completa com os endereços dos postos de vacinação e os horários estão disponíveis no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br). As informações também podem ser obtidas pelo 156.

Sábado (15)

Eugênio de Melo

• UPA Eugênio de Melo – Rua General Eugênio de Augusto Melo, 101

Jardim Motorama