Vacinação de bezerras contra a brucelose vai até segunda-feira
Atualizado em 14/09/2018 - 12:40
A campanha está atendendo o rebanho de produtores rurais da cidade
Realizada a cada seis meses, a vacina é obrigatória para as fêmeas de 3 a 8 meses - Foto: PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos prossegue até segunda-feira (17) com a segunda fase da vacinação gratuita de bezerras contra a brucelose. Devem ser vacinadas somente as fêmeas de 3 a 8 meses.

São José dos Campos é uma das poucas cidades do país que arca com custo da vacinação e de profissionais para aplicação das doses, sob a devida orientação dos órgãos responsáveis.

Realizada a cada seis meses, a vacina contra a brucelose é obrigatória. O criador que não vacinar o rebanho ou deixar de comunicar a vacinação à Defesa Agropecuária pode ser multado.

A coordenação da compra e aplicação da vacina é da Prefeitura, que obedece o calendário oficial estabelecido pelas autoridades da área. O produtor interessado pode obter mais informações pela Central 156.

A brucelose é uma zoonose (doença que acomete os animais e os seres humanos) infectocontagiosa causada pela bactéria Brucella abortus. Nos bovinos, pode causar abortamento, nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, repetição de cio e descargas uterinas com grande eliminação da bactéria, além de inflamação nos testículos.