Trabalhadores aprovam melhorias feitas no atendimento pelo PAT
Atualizado em 22/03/2023 - 09:35
Atendimento no PAT. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 24-07-2018
Além das remodelações físicas, o atendimento passou a ter mais atendentes para receber o público - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Concluídas as obras de readequação do prédio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), foi finalizada também uma pesquisa de satisfação com os usuários que recorrem ao órgão da Prefeitura para uma nova recolocação profissional.

Foram realizadas 362 entrevistas com pessoas que opinaram sobre organização, recomendação, acesso ao prédio, cordialidade na recepção, aprovação, organização, atendimento e tempo de espera. Cerca de 6 mil pessoas são atendidas mensalmente no local.

Segundo a direção do PAT, as mudanças seguem o modelo do programa UBS Resolve, implantado pela Prefeitura em unidades básicas de saúde para facilitar o atendimento à população.

Além das mudanças físicas e novos processos, o PAT passou recentemente a contar com novos atendentes. Após a medida, o tempo médio de espera para atendimento passou de 58 para 26 minutos.

Outra mudança benéfica é a marcação de horário pelo telefone 156 para emissão de carteira profissional e seguro-desemprego. Assim, o atendimento passou a ser imediato, com hora agendada. Antes demorava 3 horas em média.

A pesquisa também revelou que passou de 71% para 82% o índice de satisfação dos usuários no que se refere a questões de estrutura, arrumação dos guichês e acomodações gerais.

Em média, o PAT oferece cerca de 30 vagas de emprego por dia, em diversas áreas. Para se candidatar, o interessado deve comparecer ao local (Praça Afonso Pena, 175, Centro) para preenchimento de cadastro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Posteriormente, as oportunidades disponíveis podem ser consultadas na página www.sjc.sp.gov.br/pat.

Índices da pesquisa

• Facilidade de acesso ao posto: positiva (88%)
  • Cordialidade na recepção: positiva (91%)
  • Aprova o PAT: positiva (94%)