Parques Senhorinha e Alambari têm mutirões de limpeza sábado
Atualizado em 14/09/2018 - 17:00
Minha praça de volta   Senhorinha
No Parque Senhorinha, o ponto de encontro dos voluntários será ao lado da academia ao ar livre - Foto: PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

São José dos Campos se integra ao movimento Limpa Brasil e ao Dia Mundial de Limpeza. Neste sábado (15), das 9h às 12h, haverá uma grande mobilização para limpeza de duas áreas da cidade. Toda a comunidade está convidada a participar das ações nos parques Senhorinha (região sul) e Alambari, no Campos de São José (leste).

No Parque Senhorinha, o ponto de encontro será ao lado da academia ao ar livre, que fica no final da avenida Salinas, no Bosque dos Eucaliptos. Já o Parque Alambari está localizado na Avenida Antônio da Costa Nunes, na altura dos números 342 e 432, no Campos de São José. É importante que os interessados usem calçado fechado e levem caneca, pois haverá fornecimento de água.

Coordenada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a iniciativa tem apoio da Prefeitura, que é responsável pelo fornecimento sacos de lixo, luvas e o transporte dos resíduos recolhidos. Aproximadamente 100 voluntários do projeto Ecomuseu+ e grupo Juventude Lixo Zero estarão em atividade nos dois locais.

O Dia Mundial de Limpeza, realizado em 15 de setembro, é uma ação que visa promover a mobilização de voluntários em todo o mundo para a limpeza de bairros, praias, praças e parques. Surgiu na Estônia, em 2008, e já percorreu mais de 140 países. No Brasil, o evento é promovido pelo Instituto Limpa Brasil, organização sem fins lucrativos. A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

“É muito importante essa articulação em rede mundial porque as pessoas percebem que elas não estão sozinhas, que há um coletivo envolvido", destacou Maria Siqueira Santos, coordenadora do projeto Ecomuseu+, que é desenvolvido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização social sem fins lucrativos. "A ação mostra a preocupação da comunidade com seu território. Quando as se reúnem para cuidar do seu bairro, elas se apropriam melhor dele e isso só contribui para o caminhar do bairro.”

Parques Urbanos

Tanto o Senhorinha como o Alambari têm a função de proteger áreas de preservação permanente (APP) de córregos urbanos e proporcionar a integração com a comunidade.

O Senhorinha é um parque linear, com 4.738 metros de extensão, que vai da nascente do córrego do Senhorinha, no Dom Pedro II, até as proximidades da Avenida Guadalupe. Contribui com a drenagem das águas pluviais e a recarga dos aquíferos subterrâneos. Tem pista de caminhada e estações que abrigam equipamentos de ginástica, áreas com brinquedos e mobiliários urbanos.

Com uma área de mata nativa e reflorestamento voltada ao lazer contemplativo, o Parque Alambari tem 11,7 hectares. Conta com trilhas para caminhada, playground, estações de ginástica, campo de futebol, vestiário e quadra.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade