Oficina na Vila Tesouro ensina crianças a cultivar plantas
Atualizado em 14/09/2018 - 12:11
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Exemplares de plantas cultivadas com o método oriental conhecido como kokedama - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Cultivar plantas também é uma forma de manifestação cultural e fortalece a ideia de desenvolvimento sustentável. É o que defende a arte-educadora Angela Tuti, que conduzirá na segunda (17) e quarta-feira (19), às 14h, uma oficina sobre o assunto.

A atividade é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, voltada para crianças com idade a partir dos 5 anos, e ocorrerá na Casa de Cultura Chico Triste com o nome de Primavera do Chico

Na oficina, as crianças aprenderão como cultivar plantas em uma bola compacta de terra (método oriental conhecido como kokedama), que será envolvida em sacos de cebola (pedaços) e malhas de ráfia (espécie de planta com fibras são resistentes) para fixar e proteger sua forma.

Para o plantio e cultivo, serão utilizadas duas espécies de plantas: as que necessitam de muita água e as que são cultivadas de forma seca. Depois da atividade, as crianças poderão levar as mudas para a casa.

Na opinião de Angela, o ser humano é parte da natureza e tem a responsabilidade de cuidar dela. "O cultivo de plantas para as crianças abre o seu micromundo e cria a responsabilidade de pertencimento ao meio ambiente. A educação é o movimento ativo da cultura. Por meio dela, é garantido o conceito de sustentabilidade, o que faz com que isso seja olhado, pensado e exercitado.”

Casa de Cultura Chico Triste

  • Rua Milton Cruz, Vila Tesouro
  • 3929-7559

MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×