Membros da fanfarra da Fundhas conhecem a Bienal de Artes
Atualizado em 14/09/2018 - 16:43
Membros da fanfarra da Fundhas vão à Bienal de SP
A visita do grupo de alunos teve caráter pedagógico e objetivo de incentivar o gosto pelas manifestações artísticas - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Fundhas

A arte é a principal característica da unidade da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) localizada no Jardim Paulista. É lá onde ensaiam e se preparam diariamente os jovens músicos da fanfarra.

Nesta sexta-feira (14), um grupo de 40 alunos do locou trocou a sala de aula por uma visita à Bienal de Artes, em São Paulo, que segue até 9 de dezembro, no Parque Ibirapuera. O passeio para conhecer a mostra artística marcou um momento de aprendizado significativo para os estudantes, que têm idade entre 9 e 14 anos.

Agatha Melissa, de 13 anos, é integrante do grupo de sopro e visitou pela primeira vez uma exposição. O frio e a garoa da capital paulista não diminuíram a animação da jovem ao encontrar obras de arte interativas e modernas. “Foi muito legal, conheci e vi tanta coisa que nem imaginava. É uma mistura de emoções, desde ansiedade até a calma. Estar no meio de tanta obra de arte me dá um sentimento bom e vontade de voltar outras vezes.”

Quem estava ansiosa pela experiência foi a aluna Josiane Caroline Carvalho dos Santos, do corpo coreográfico. “Tento ver arte em tudo na minha vida, e aqui é especial, divertido e impressionante. Conheci muitas coisas novas. Sinto que todos podemos ser artistas. Quem acha que não tem dom deve buscar o que gosta e se dedicar. Estou inspirada.” Ela gosta de escrever rimas e busca no rap uma forma de expressão, além de ser apaixonada por música e dança. “Me concentro nos movimentos e tenho só bons sentimentos quando estou dançando."

Formada por cerca de 60 crianças e adolescentes do corpo musical e coreográfico, a fanfarra da instituição se apresenta em eventos cívicos e tem um histórico de participações em campeonatos nacionais e estaduais, com diversos títulos.

Entre as ações socioeducativas da Fundhas, está o eixo de arte e cultura, que tem por objetivo permitir que crianças e adolescentes conheçam diversas manifestações artísticas que contribuam para o desenvolvimento das habilidades de interação, percepção, cooperação e expressão.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas