Força-tarefa quer evitar motoristas embriagados durante evento
Atualizado em 14/09/2018 - 22:08
Mobilidade Urbana
As ações da operação Lei Seca serão realizadas durante os quatro dias do Vale Music Fest - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Durante as madrugadas do Vale Music Fest, que será realizado de São José dos Campos nesta sexta-feira (14), no sábado (15) e nos dias 21 e 22, equipes da Prefeitura (agentes e educadores de trânsito, guardas-civis municipais e fiscais da posturas), PRF (Polícia Rodoviária Federal), PM (Polícia Militar), Polícia Civil, do Detran e da Delegacia Seccional, com apoio da CCR Nova Dutra, vão realizar três grandes operações dentro do programa Lei Seca da cidade. As ações serão realizadas entre 1h e 6h da manhã, em todos os dias do evento musical, que ocorre no bairro Jardim Limoeiro, na região oeste da cidade.

O objetivo da ação é inibir a ingestão de bebida alcóolica por motoristas que estiverem no evento, reduzindo, assim, o número de acidentes pelas ruas da cidade e na Rodovia Presidente Dutra. Além disso, educadores de trânsito vão abordar os participantes para dar orientação sobre os riscos que o trânsito oferece, principalmente para quem descumpre as regras.

Todos os dias, mais de 60 profissionais – entre agentes educadores, de trânsito e de atendimento, autoridades policiais e do Detra – estarão distribuídos nas três portarias de saída do evento: km 156 e 157 na Via Dutra sentido São Paulo e Rua Corifeu de Azevedo Marques, no Jardim Limoeiro. Todos os condutores que passarem por esses pontos serão convidados a medir o teor alcoólico por meio de bafômetros.

A novidade nessa ação é o uso de seis novos bafômetros do tipo passivo, adquiridos pela PRF para detectar se o motorista ou motociclista ingeriu ou não bebida alcoólica. Com apenas um sopro rápido, o aparelho aponta se há ou não a presença de álcool no organismo. O convencional leva até dois minutos para obter o resultado.

Durante a blitz, inicialmente os condutores farão o teste no bafômetro passivo. Em caso positivo, o motorista será conduzido para realizar um novo teste com o equipamento convencional, que aponta o índice de alcoolemia, para confirmar a autuação.

Essas abordagens fazem parte das ações previstas para a Semana Municipal de Trânsito, que é realizada em todo país do dia 18 ao dia 25, com o intuito de promover a conscientização na sociedade para a mudança de comportamento nos deslocamentos diários a pé, de bicicleta, carro, moto ou de carona.