Hospital Municipal recebe novo certificado de acreditação
Atualizado em 13/09/2018 - 19:31
Fachada Hospital  Municipal  23 08 2018
O hospital joseense está entre os poucos 100% SUS que têm o reconhecimento de excelência - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O Hospital Municipal, unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerida em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), recebeu mais um certificado de acreditação. O documento foi assinado em agosto pela instituição acreditadora credenciada Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

Tornar-se um hospital acreditado significa que a instituição tem preocupação com a segurança do paciente e a qualidade dos serviços prestados à população. A unidade faz a opção de adotar protocolos mundialmente usados, buscando prevenir a disseminação de infecções.

Acreditado desde 2016, o Hospital Municipal é reavaliado a cada dois anos por uma empresa certificadora. Em julho, foi novamente certificado como ONA 1, ratificando o compromisso em não causar danos aos pacientes durante a internação, buscando a melhoria contínua dos processos.

Segundo o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), em outubro do ano passado havia 7.514 instituições hospitalares espalhadas pelo país, divididas em públicas e privadas. Apenas 5% dos hospitais brasileiros tinham algum selo de acreditação. E o Hospital Municipal está entre os poucos 100% SUS que têm essa distinção.

Perfil

Inaugurado em 1978, o Hospital Municipal é gerenciado pela SPDM desde 1996. A unidade tem credenciamento para realização de procedimentos de alta complexidade, como as cirurgias ortopédicas.

Com 362 leitos, é a maior unidade hospitalar de referência para urgência e emergência do Vale do Paraíba. Recebe aproximadamente mil pessoas por dia no pronto-socorro (média de 20 mil ao mês).

O hospital realiza cerca de 500 cirurgias eletivas por mês e 300 de urgência. Conta com 1.900 funcionários, sendo 500 médicos.

Na área acadêmica, tem uma das mais tradicionais residências da região, que funciona na unidade desde 2000 e atualmente tem 100 residentes, sendo 13 deles em cirurgia geral.