Crianças e adolescentes aprendem disciplina com jogo de damas
Atualizado em 13/09/2018 - 18:33
Alunos da Fundhas aprendem sobre concentração e disciplina com atividades esportivas
A modalidade ajuda a desenvolver espírito de equipe, respeito, união e atenção - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Fundhas

Concentração e disciplina são apenas alguns dos benefícios do jogo de damas, modalidade oferecida a crianças e adolescentes da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) em parceria com a Prefeitura. Desde o início deste ano, cerca de 250 alunos de cinco unidades já passaram pelas oficinas.

As atividades são desenvolvidas por técnicos da modalidade para estimular a prática do jogo entre os mais jovens. Na tarde desta quinta-feira (13), 26 adolescentes da unidade do Jardim Paulista se reuniram em um salão para aprender novas regras e táticas.

Distribuídos em duplas, meninos e meninas treinavam habilidades fundamentais no tabuleiro de damas. Espírito de grupo, respeito, noções de espaço, raciocínio lógico foram as principais habilidades desenvolvidas.

“O jogo de damas parece simples, mas envolve vários aprendizados, treina principalmente o raciocínio e a concentração dos jogadores", comenta Mario José dos Santos, coordenador da equipe de São José dos Campos, com mais de 50 anos de experiência na modalidade. "Buscamos estimular mais jovens para que aprendam e pratiquem as damas e que eles possam um dia representar nossa cidade em campeonatos.”

Ítalo Cardoso, de 12 anos, é membro do grupo de sopro da fanfarra da Fundhas, fã de robótica e um dos jogadores mais concentrados na atividade. “Já sabia jogar um pouco, mas hoje aprendi regras e jogadas diferentes. Este esporte é um jeito de aprender coisas novas e treinar bastante a memória.”

Para Robson Vinicius Cordeiro Fidelis Ferreira, da mesma idade, as lições práticas o animam a avançar nos tabuleiros. “Achei muito legal jogar aqui. Agora já posso tentar partir para o xadrez. É um desafio.”

Mário lembra que jogar damas é um hábito saudável para os mais novos. "Após treinos e jogos, até os alunos mais agitados demonstram um comportamento diferente. Percebemos que eles ficam mais calmos e atenciosos e vemos o interesse aumentando com o passar do tempo.”

Mantida pela Prefeitura, a Fundhas busca desenvolver as capacidade e habilidades físicas, motoras, cognitivas e expressivas dos atendidos por meio de atividades esportivas variadas. Além dos jogos de damas, os amistosos de futebol society entre as unidades são exemplo dessa prática.

Neste semestre, as partidas de futebol society começaram nesta quinta-feira, com cerca de 30 alunos das unidades do Alto da Ponte e Limoeiro. Os amistosos estão divididos em dez rodadas e envolvem cerca de 500 crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 14 anos. As equipes podem ser mistas (feminino e masculino) e competem no campo da sede da fundação, no Parque Industrial.