Trabalhos na Maria Peregrina prosseguem na ponte existente
Atualizado em 12/09/2018 - 10:57
Ponte Maria Peregrina  obra na via Antiga  06 09 2018
O gradil antigo foi retirado e será reinstalado na cabeceira norte da ponte para dar segurança aos moradores - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

Após a liberação da nova ponte Maria Peregrina ao trânsito de veículos, a Prefeitura de São José dos Campos já iniciou a adequação da antiga ligação, que tem 60 anos de existência. Esse serviço está sendo possível graças à mudança de gestão da obra, implementada no ano passado, que possibilitou a economia de aproximadamente R$ 2 milhões.

O dinheiro economizado vai ser aplicado na execução de diversas melhorias na ponte existente. Já foi retirado o gradil antigo, que será reformado e reinstalado na cabeceira norte da ponte, que dá acesso à Avenida Francisco Matarazzo, para garantir a segurança de ciclistas e pedestres.

Com as obras de adequação, haverá mais conforto para motoristas e pedestres que circulam pela região norte. Além da nova pavimentação, a ponte vai ganhar uma barreira de concreto para separar a pista do passeio. Os trabalhos estão previstos para ser entregues até o final do ano.

Paralelamente, a empresa responsável pela obra está implantando a nova iluminação e concluindo a ciclovia (que ligará a da Via Norte com a que margeia o Rio Paraíba) e o passeio na lateral oposta, em espaço segregado da nova ponte. Enquanto esses serviços estiverem em execução, pedestres e ciclistas podem utilizar a passagem atual na ponte existente.

Após a duplicação, a ponte terá  210 metros de extensão e 6 faixas de rolamento – 3 no sentido norte e 3 na direção centro. Cerca de 60 mil moradores que trafegam pelo local serão beneficiados.