Vacinação antirrábica prossegue neste fim de semana em 14 postos
Atualizado em 11/09/2018 - 19:47
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou neste sábado (1º de Setembro) a campanha antirrábica para cães e gatos. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 01/09/2018
A segunda etapa será realizada em bairros das regiões leste e sul de São José dos Campos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A campanha de vacinação antirrábica, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, retoma neste fim de semana com 7 postos fixos no sábado (15) e 7 no domingo (16) em bairros das regiões sul e leste da cidade.

A vacinação é gratuita e ocorre das 9h às 16h. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a meta é ultrapassar o número de vacinados no ano passado, que totalizou 36.528 animais, sendo 30.726 cães e 5.802 gatos.

Para maior segurança de todos (animais, donos e equipe de trabalho), o CCZ recomenda que os pets sejam conduzidos com coleira, guia e acompanhados por um adulto. Também é importante que o proprietário leve a caderneta de vacinação do cão ou gato, porém a falta do documento não impedirá a vacinação.

A raiva é fatal. Quando instalada no animal ou no ser humano, a chance de cura é raríssima. Por isso, a vacinação dos animais é muito importante. A doença está controlada no estado de São Paulo, mas ainda há algumas ocorrências no norte e nordeste do país.

No primeiro fim de semana da campanha, nos dias 1º e 2, foram imunizados 4.771 animais (4.007 cães e 694 gatos) de 14 bairros da região leste de São José dos Campos.

A campanha prossegue até 25 de novembro. Ao todo, serão 94 pontos fixos de vacinação e 54 roteiros volantes em todas as regiões da cidade, incluindo a zona rural. A meta é ultrapassar o número de vacinados no ano passado, que totalizou 36.528 animais (30.726 cães e 5.802 gatos).

A programação completa com os endereços dos postos de vacinação e os horários estão disponíveis no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br). As informações também podem ser obtidas pelo 156.

Sábado (15)

Eugênio de Melo

• UPA Eugênio de Melo – Rua General Eugênio de Augusto Melo, 101

Jardim Motorama