Peças infantis com música são atrações do Domingo no Parque
Atualizado em 13/09/2018 - 11:27
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Cia Pataquada apresenta a peça Carolina e Zé Vicente no próximo domingo (16), na arena do Parque da Cidade - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Dando continuidade à proposta de estimular e oferecer à comunidade diferentes linguagens teatrais, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo programou para este mês três apresentações de peças infantis que utilizam a música como apoio à interpretação. Elas fazem parte do projeto Circulação e integram a programação do Domingo no Parque, ambos desenvolvidos pela instituição.

Os espetáculos serão apresentados nos próximos domingo (dias 16, 23 e 30), sempre às 15h, no Parque Santos Dumont, com classificação livre.

“Cada vez que a música começa, as crianças ficam ainda mais atentas na apresentação", afirma Fabiana Fonseca, integrante do grupo Ziriguidum, que compôs as músicas especialmente para a peça Eu Não Quero o Mundo Imundo. "O refrão marcante, juntamente com o ritmo, fortalece a mensagem da narrativa, o que faz com que elas entrem em um universo mais potente”, enfatiza.

O projeto Domingo do Parque tem como proposta abrir espaço a grupos teatrais joseenses e regionais para mostrar o trabalho em um dos locais mais populares da cidade, frequentado por pessoas de diversos gostos.

Dia 16

Carolina e Zé Vicente, com Cia Pataquada

O espetáculo trata da saga do pobre casal de nordestinos que foi obrigado a sair do torrão natal devido às ameaças de um jagunço. Após tanta andança, desembocam na megalópole e passam por situações que eles próprios nunca imaginariam, nem quando eram vivos. Mas, como bons sertanejos, a versaria e a cantoria é força combatente a qualquer agrura. A peça é contada com a ajuda de cantigas populares da região, como o forró, xote e baião.

Dia 23

Narração de Histórias – Martim Cererê, com Tricotando Palavras

A peça traz em uma contação de histórias alguns poemas do escritor Cassiano Ricardo, presentes no livro Martim Cererê, trazendo de maneira lúdica para as crianças os poemas Uiara, Sem Noite Não e Meus Oito Anos, além de lendas, como a da Cuca e do Saci Pererê, integrando também com cantigas e canções.

Dia 30

Eu Não Quero o Mundo Imundo, com Grupo Ziriguidum

Inspirado na obra de Gnomos de Gnu, de Umberto Eco, o grupo conta a história como um convite à reflexão sobre a forma como vivemos atualmente e as necessidades de mudanças em nossas atitudes para uma vida mais saudável e feliz. O tema, por meio também da ajuda de canções, desperta uma consciência ecológica que faz com que a criança perceba os problemas do nosso mundo.

Parque Santos Dumont

• Rua Prudente Meirelles de Morais, 1000, Vila Adyana