Líder do Futuro prepara alunos para debates nos moldes da ONU
Atualizado em 11/09/2018 - 19:48
Programa Líder do Futuro prepara alunos para debates nos moldes da ONU. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 11-09-2018
A ação faz parte da simulação para o ensino fundamental, que foi retomada neste ano - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Alunos do 7º e 8º anos, com idades entre 12 e 13 anos, das 43 escolas municipais de São José dos Campos participam nesta quarta (12) e quinta-feira (13), das 13h30 às 17h, do Programa Líder do Futuro, que envolve um treinamento para a realização de debates no mesmo formato dos comitês realizados pela ONU (Organização das Nações Unidas). As atividades, que começaram nesta terça-feira (11), são realizadas no Centro de Formação do Educador (CEFE), na região norte da cidade.

A ação faz parte da Simulação para o Ensino Fundamental (Sief), que não acontecia desde 2012, e que foi retomada pela Secretaria de Educação e Cidadania, para estimular as ações de liderança e empreendedorismo nos alunos da rede municipal.

Vestidos com traje formal, os estudantes assumirão o papel de diplomatas para negociar e solucionar conflitos, os debates também envolvem professores que acompanharão os alunos nas produções em conjunto com os orientadores pedagógicos.

Os alunos serão divididos em três grupos: Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Imprensa, equipe responsável pela cobertura dos encontros e que fará um jornal no final de cada dia, registrando com fotos e matérias a cobertura de todas as discussões.

O treinamento vai contar com a participação voluntária de um aluno e dois professores do curso de Direito da Unip (Universidade Paulista) e estudantes do ensino médio do Poliedro que recentemente fizeram o mesmo tipo de debate e poderão trocar experiências com os alunos.

Neste ano, os alunos terão como desafio debater temas mundiais como a questão os refugiados e meio ambiente e apontar soluções para esses problemas. O último dia de atividade será para fechamento das questões e leitura dos documentos de resolução, produzido pelos alunos.

Em agosto os estudantes participaram de uma simulação onde eles puderam se preparar para o evento deste mês. Durante o encontro, aprenderam na prática os procedimentos e funcionamento de um debate, além de alguns termos muito usados durante os encontros da ONU como: correio diplomático, projeto de resolução, moção para debate não moderado e questão de ordem foram explicados a eles.

Programa Líder do Futuro – debate nos moldes da ONU

• Simulação para Ensino Fundamental (Sief)
  • Data: 11,12 e 13 de setembro
  • Horário: 13h30 às 17h
  • Local: Centro de Formação do Educador (CEFE)
    Av. Olívio Gomes, 250 – Santana.