Guarda Municipal faz treinamento de tiro com foco na defesa da vida
Atualizado em 11/09/2018 - 19:23
Guardas municipais são treinados durante 80 horas por ano para o uso de armas de fogo - Foto: PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Até o final do ano, pelo menos 260 guardas que atuam em São José dos Campos deverão participar do treinamento anual de tiro programado pela Guarda Civil Municipal. As atividades tiveram início no dia 21 de agosto e devem se estender até dezembro, no centro de treinamento da corporação, que fica na região norte.

Também está prevista a capacitação dos 50 novos guardas, que serão contratados no concurso em andamento na Prefeitura.

O treinamento anual é obrigatório para os guardas para que possam portar arma de fogo. São exigidas 80 horas de aulas práticas e teóricas com equipamentos para uso em defesa e reação. A atividade certifica o participante quanto à capacidade de manusear o equipamento utilizado.

Comandado pelo inspetor Celso Ferreira, pelos classes distintas Élvis e Clésio e pelo primeira classe Gabriel, o programa simula o dia a dia do guarda-civil municipal. "É um treinamento importante porque auxilia o GCM no conhecimento do armamento, mostrando a ele como sair ileso de situações extremas e como preservar a sua vida e a das demais pessoas envolvidas em uma ocorrência", explica Ferreira.

Método Giraldi

A atividade é adequada ao Método Giraldi, um conjunto de técnicas e normas utilizado por forças de segurança em todo o país. Além disso, é um método recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e Cruz Vermelha Internacional, focado na segurança do agente, da vítima e também do agressor.

Após a parte teórica, na qual se inclui a preparação psicológica do agente, os participantes passam por treinamentos de tiro em alvos e em situações cotidianas simuladas. O preparo também inclui manuseio de pistolas, revólveres e armas longas.

O treinamento obrigatório dos guardas municipais começa com exames psicotécnicos, passa pela autorização concedida pela Polícia Federal e é concluído com o Método Giraldi.