Fundhas promove exposição ambiental no Campo dos Alemães
Atualizado em 12/09/2018 - 13:55
Dom Bosco - Meio Ambiente
A mostra envolveu cerca de 250 crianças e adolescentes e 15 profissionais da instituição - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Fundhas

Até sexta-feira (14), a unidade da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) no Campo dos Alemães realiza a exposição ambiental Menos É Mais, que envolve cerca de 250 crianças e adolescentes e 15 profissionais da instituição. Aberta na terça-feira (11), a mostra pode ser visitada por familiares dos alunos e moradores. O endereço é Rua Nelson José de Ferreira, 91.

Em todos os dias, os estudantes terão oficinas práticas. A exposição apresenta trabalhos confeccionados pelos alunos com materiais reciclados, como jogos de dominó e damas, quadros decorativos, herbário e algumas oficinas de plantio e confecção de brinquedos e objetos decorativos.

A ideia de realizar a mostra com os trabalhos ambientais surgiu após uma visita ao aterro sanitário da Urbam realizada no primeiro semestre. A atividade é parte do eixo de meio ambiente e desenvolvimento sustentável da Fundhas, que tem por objetivo oferecer conhecimentos que promovam a transformação de hábitos e atitudes responsáveis visando à preservação, o consumo consciente e a qualidade de vida.

Conscientização

Durante a visita ao aterro, as crianças e adolescentes conheceram o processo de coleta, triagem e destinação final dos resíduos domésticos gerados no município. A importância do trabalho de reaproveitamento e reciclagem despertou o interesse dos alunos e chamou a atenção dos educadores, que elaboraram propostas didáticas para trabalhar a conscientização ambiental.

Por meio das atividades, todos perceberam a importância de reduzir o volume de lixo na rotina diária a fim de poupar o aterro e contribuir para prolongar a vida útil dele. Os alunos também tiveram conhecimento sobre gestão de resíduos com ações práticas de sustentabilidade, com a reutilização de embalagens na confecção de brinquedos, jogos e trabalhos artísticos.

A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contraturno escolar.

Programação

Mostra de trabalhos

  • Jogos de dominó e damas produzidos com reutilização de embalagens diversas
  • Quadros decorativos confeccionados com reaproveitamento de madeira e folhas secas
  • Painéis ilustrativos do processo das atividades
  • Herbário de classificação de algumas plantas cultivadas na Fundhas

Oficinas ambientais para alunos

  • Produção artesanal com óleo de cozinha usado
  • Oficinas de plantio
  • Oficina Sol dos Valores
  • Oficina de confecção de roupa de boneca com retalhos de tecidos
  • Oficina de construção de brinquedos e jogos
  • Oficina de quadro para decoração

MAIS NOTÍCIAS
Fundhas