Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Na quarta-feira (12), a Prefeitura de São José dos Campos e o Gaia (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo) vão levar um grupo de atendidos pela entidade e familiares para conhecer o Memorial Aeroespacial Brasileiro. A visita, das 14h30 às 16h30, tem o objetivo de proporcionar inclusão e convivência social.
Será um dia para ficar registrado na memória, já que todos terão a oportunidade de assistir a apresentação da Banda do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).
Em parceria com o Gaia, a Prefeitura proporciona atendimento de proteção social para as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Encaminhados pelos núcleos do Crea (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), os usuários participam de atividades culturais, esportivas e de lazer, além de ações de inclusão social, defesa de direitos e acessibilidade.
O TEA causa dificuldades no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e no comportamento social da criança. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo (2 milhões no Brasil) tenham algum tipo de autismo.
Pessoa com deficiência
O trabalho da Prefeitura em favor das pessoas com deficiência visa a inclusão social, acessibilidade e garantia de direitos. Realizadas em parceria com entidades sociais, as ações buscam proporcionar fortalecimento de vínculos por meio da assistência e convivência dos beneficiários com os familiares. Outras iniciativas procuram incentivar as habilidades sociais que favoreçam a eliminação de barreiras, ambientais ou culturais, a fim de promover o pleno desenvolvimento da cidadania.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.