Exposição destaca veículos elétricos da Guarda Municipal
Atualizado em 10/09/2018 - 18:12
Exposição de carro elétrico da Guarda Civil Municipal Vale Sul. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 10-09-2018
Dois guardas municipais explicam aos frequentadores do shopping como funcionam os veículos elétricos da frota da GCM - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Desde o dia 7 estão em exposição, em um shopping center da região sul de São José dos Campos, dois carros que compõem a frota elétrica da Guarda Civil Municipal. Eles podem ser vistos até quinta-feira (13), no horário de funcionamento do centro comercial.

As viaturas, um sedan e uma SUV, estão em exibição para as milhares de pessoas que circulam diariamente pelo shopping. O objetivo é apresentar a nova tecnologia à população, demonstrando as vantagens dos carros elétricos em comparação com os movidos a combustão, abastecidos com gasolina ou álcool.

Pessoas de todas as idades param para ver os veículos e fazem muitas perguntas. Na tarde desta segunda-feira (10), os guardas municipais Idalgo e Silas faziam questão de explicar em detalhes o funcionamento dos veículos. As pessoas podiam entrar nas viaturas e posar para fotos no interior delas.

Entre os dias 14 e 23 a atração será transferida para um outro shopping center, na avenida Deputado Benedito Matarazzo, 9403, no Jardim Oswaldo Cruz, região central.

Novidade aprovada

Um dos mais curiosos era o carioca Matheus Pereira, que mudou-se há quatro meses do bairro de Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro (RJ), para o Jardim Satélite, na região sul. Segundo ele, o motivo da vinda com a mulher, Camilla, de 20 anos, foi a busca de trabalho e, principalmente, de qualidade de vida.

“Estou achando esses carros muito bacanas, é um investimento necessário para a nossa segurança”, opinou Matheus. “O Rio bem que precisava de viaturas como essas, as de lá estão caindo aos pedaços e tem gente morrendo por falta de equipamento.”

Matheus ainda está em busca do emprego desejado, mas garante que qualidade de vida ele e a mulher já encontraram. “Estou muito tranquilo, aqui em São José posso sair à noite em segurança, a vida está muito melhor”, afirmou.

Morador de São José dos Campos e um apaixonado por automóveis, o comerciante Marcos Rodolfo Santana, 47 anos, quis saber detalhes do desempenho e das inovações tecnológicas dos veículos. “Só conhecia os veículos híbridos, que funcionam tanto a combustível quanto com eletricidade. Mas cem por cento elétricos nunca tinha visto”, relatou.

O que mais chamou a atenção dele e da esposa, Adriana, foi a economia de consumo do carro elétrico. “Sem dúvida, é um bom investimento”, destacou.

Vantagens

A nova frota da Guarda Civil Municipal de São José é composta de veículos leves de quatro portas, com capacidade para cinco lugares e motor 100% elétrico. Os carros elétricos são mais econômicos, não poluentes, com menor custo de manutenção e ótimo desempenho.

O impacto ambiental também é menor. Como um veículo a combustão precisa de 111 árvores para sequestrar os gases emitidos em um ano, com a frota elétrica a Prefeitura ajuda a preservar em torno de 3.330 árvores anualmente.

Outras vantagens são o silêncio dos veículos em movimento devido ao motor elétrico, a disponibilidade permanente da frota – que é garantida pela empresa contratada – e a não emissão de ruídos ou gases, entre outros benefícios.