Dia do Figureiro tem programação em quatro casas de cultura
Atualizado em 10/09/2018 - 16:55
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Atividades durante todo o mês visam difundir a importância do patrimônio cultural - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo programou uma série de atividades para celebrar o Dia do Figureiro, cuja data comemorativa, 20 de setembro, foi instituída por lei municipal. Haverá eventos desta segunda-feira (10) até o dia 28 em quatro casas de cultura: Lili Figureira (Jardim Santo Onofre), Rancho do Tropeiro Ernesto Villela (Eugênio de Melo), Chico Triste (Vila Tesouro) e Eugênia da Silva (Novo Horizonte).

O destaque da programação é a Semana do Figureiro, que será realizada do dia 17 ao dia 22, com apoio do Instituto Ecocultura, por meio do projeto Santo de Casa – Tecnologias Populares. O evento deverá reunir várias figureiras do Vale do Paraíba, que participarão de exposição, vivência e troca de saberes.

“Queremos destacar o legado artesanal da região, difundindo e fomentando a importância dos saberes do barro como patrimônio cultural e imaterial do Vale”, explica a artista Tina Lemos, uma das curadoras do evento, ao lado da figureira Fátima Santos, filha de Dona Lili.

Casa de Cultura Lili Figureira

Rua Roberto Cruz, 40, Jardim Santo Onofre

Exposição Centenário Lili Figureira

• Do dia 10 ao dia 28, das 9h às 21h – Como parte do projeto Vitrine Viva, a exposição reúne 20 figuras em barro feitas por Lili Figureira. Os trabalhos, de várias épocas da vida da artesã, são de diferentes tamanhos e abordam vários temas, como vida rural, mulheres que ela admirava, santos de devoção.

Projeto Memória Viva

• Dias 11, 13, 18, 20 e 25, às 10h e 15h – Visitas monitoradas de grupos escolares e da comunidade para conhecer a vida e obra de Dona Lili. Para participar, é necessário fazer agendamento pelo telefone 3942-1005 ou 99740-4383.

Prosa com as Figureiras

• Dia 21, às 15h – Em comemoração ao centenário de Lili Figureira, as filhas, Fátima e Francisca Santos, realizam um bate-papo aberto ao público em que retomam a história da mãe e trocam saberes sobre a área.

Semana do Figureiro

• Dia 17, às 19h – Contação da história e trajetória de vida de Lili Figureira pela filha Fátima Santos, com presença do músico Fabio Camargo, do grupo Seresteiros do Vale, e do mestre Zé da Viola e aprendizes. Ao final, um café solidário ao som do estilo musical preferido de Dona Lili, o sertanejo.

Casa de Cultura Rancho do Tropeiro

Rua Ambrósio Molina, 184, Eugênio de Melo

Semana do Figureiro

• Dia 18, às 9h – A figureira Luciana Melo promove uma vivência sobre os saberes do barro e abre a exposição Barroco ao Barro, de autoria dela, que fica aberta ao público até o dia 30.

Casa de Cultura Chico Triste

Rua Milton Cruz, Vila Tesouro

Semana do Figureiro

• Dia 19, às 9h – Abertura da exposição comemorativa Conhecendo os Mestres Figureiros, do artista Luiz Paulo Ragazini. Aberta ao público até o fim do mês, a mostra retrata diversos santos protetores. Os familiares também estão confirmados para a realização de uma troca de saberes. Já a santeira e figureira Aurora Carmo e Silva realiza uma vivência sobre confecção de apitos, por meio da exibição de alguns trabalhos e orientações sobre a confecção da peça.

Casa de Cultura Eugênia da Silva

Rua dos Carteiros, 110, Novo Horizonte

Semana do Figureiro

• Dia 20, 9h – Abertura da exposição Eugênia Figureira da Silva, que apresenta releituras de figuras feitas por ela e produzidas por aprendizes da oficina de modelagem do próprio local. Com a presença dos familiares de Dona Eugênia, a casa de cultura também receberá visitas monitoradas de escolas da região para conhecer a vida e obra da ceramista. No mesmo dia, a mestra figureira do bairro, Maria Inês de Moraes, realiza uma vivência com troca de saberes. Junto a tudo isso, o varal itinerante Aqui Mora Um Mestre de Cultura reforça as homenagens por meio de fotografias sobre a área, abordando diversos temas. Para encerrar, um café solidário.
  • Dia 22, às 10h – Encerramento da Semana do Figureiro, com apresentações musicais de Almir Luz, roda de conversa com artistas, ceramistas, figureiros e santeiros do Vale do Paraíba e Litoral Norte para troca de saberes.

Às 14h – Apresentações folclóricas e de cultura popular de diversos artistas do bairro e da região, como parte do projeto Palco das Artes. O grupo Congada Filhos de Zambi movimenta os convidados ao som de congos, congadas, jongos e catiras. O grupo Dedinho de Prosa apresenta o Caipiras Desde Cabral, uma homenagem à música caipira brasileira, como parte do projeto Circulação. Aacompanhado de tambores, o grupo de jongo Mistura da Raça forma uma grande roda de dança.