Comunidades têm oficina de alimentos não convencionais
Atualizado em 17/09/2018 - 11:59
Oficina de Panc (Plantas comestíveis não convencionais) no Cras Eugênio de Melo. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 04-07-2018
A unidade do Cras de Eugênio de Melo vai receber as aulas de iniciação à culinária - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Nesta segunda-feira (10), a Prefeitura de São José dos Campos iniciou o terceiro módulo da oficina de plantas e alimentos não convencionais que está sendo realizada no Cras (Centro de Referências da Assistência Social). A atividade ocorreu na unidade do Anhembi, na região sul.

Ainda com inscrições abertas, os próximos encontros semanais, serão realizados nos núcleos do Centro, Alto da Ponte (norte) e Eugênio de Melo (leste), respectivamente nos dias 17 e 24 de setembro e 10 de outubro, sempre das 13h às 17h. Neste módulo de iniciação culinária, o foco são as flores capuchinha, malvavisco e vinagreira e as frutas cambuci e mamão verde.

Para a entrada, são duas opções. Com a capuchinha, os participantes aprendem a preparar uma deliciosa salada com batata-doce (mostrando que, além de decorar o prato, a flor também pode ser comida, desde que plantada para este fim) e outra de mamão verde.

Como prato principal, uma torta salgada feita com as folhas e as flores de malvavisco. Para acompanhar, que tal um delicioso suco de cambuci? A sobremesa não poderia ficar de fora. Para encerrar bem o cardápio, uma saborosa compota de vinagreira.

Além de aprender a cozinhar com esses ingredientes, os participantes podem identificar as espécies, conhecer os valores nutricionais e saber como podem ser usadas no dia a dia. Eles também ficam por dentro das dicas de cultivo, plantando na horta do próprio Cras para que elas possam ser usadas pela comunidade local.

Cada participante recebe uma cartilha com receitas de flores e frutas e informações sobre benefícios, nutrientes e orientações sobre o cultivo. Tudo com uma linguagem acessível.

A oficina de plantas e alimentos não convencionais destaca aqueles que crescem espontaneamente e estão disponíveis em qualquer lugar, até mesmo em terrenos, quintais e calçadas. O objetivo é ensinar as pessoas a identificar esses produtos, que podem ser folhas, raízes, frutos, flores ou sementes.

Por meio de exemplares que são apresentados, os participantes podem explorar os quatro sentidos – visão, tato, olfato e paladar – para o reconhecimento dessas plantas e usá-las na alimentação diária.

Próximos encontros

Das 13h às 17h

17 de setembro

  • Cras Centro (Rua Humaitá, 484, Centro)
  • 3909-1050 | 3909-1053

24 de setembro

  • Cras Alto da Ponte (Rua Alziro Lebrão, Alto da Ponte)
  • 3922-5595 | 3922-6734 | 3922-5933 | 3921-5188

1 de outubro

  • Cras Eugênio de Melo (Rua Juvenal dos Santos, 15, Galo Branco)
  • 3905-2096 | 3905-2191

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão