Alunos vão conhecer a natureza em São Francisco Xavier
Atualizado em 10/09/2018 - 18:53
O objetivo do encontro é estimular as crianças a desenvolver o senso de responsabilidade ambiental para alunos da rede
Os estudantes prestaram bastante atenção nas histórias sobre os animais que vivem na região - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Estudantes do 6° e 7° ano da Escola Municipal Vera Babo de Oliveira, no Altos de Santana (região norte), participam de um intercâmbio nesta terça-feira (11), em São Francisco Xavier. O horário de saída da escola será as 7h30, com retorno previsto para as 16h30.

Entre as atrações, estão programados um tour histórico conduzido por um educador ambiental, oficina na Biblioteca Solidária e almoço nas dependências da Escola Municipal Mercedes Rachid Edwards, com a intenção de proporcionar uma interação e socialização com os colegas do distrito.

Após a refeição, os alunos da zona norte da cidade ainda participarão de uma trilha ecológica. “Estou muito ansiosa com o passeio", disse Ana Carolina, do 7° ano.”

Para a organização da visita dos alunos a São Francisco Xavier, a experiência trará ricas trocas de saberes. Uma delas é apresentar os diferentes aspectos históricos, culturais e ambientais do distrito que contribuem para a percepção e o entendimento de como uma comunidade é formada.

Como forma de aquecimento para a atividade, a escola do Altos de Santana organizou nesta segunda-feira (10) uma palestra com o fotógrafo da natureza Ricardo Martins, com a participação de cerca de 100 alunos do 1º ao 7º ano.

O encontro serviu para estimular as crianças a desenvolver o senso de responsabilidade ambiental. Atentos, os estudantes prestaram bastante atenção nas histórias sobre registros de animais em São José dos Campos, Campos do Jordão, São Luiz do Paraitinga e Ubatuba. Durante o bate-papo, os alunos puderam esclarecer dúvidas e conhecer alguns sons emitidos pelos bichos.

Yasmin Cândido escolheu a jaguatirica como favorita entre os animais e destacou a roupa que o profissional usa para se camuflar na natureza. “Assim os bichos não percebem que está lá.”