520 aprendizes completam formação por plataforma digital
Atualizado em 10/09/2018 - 11:12
aprendiz ead
Os alunos têm acesso ao aprendizado teórico por meio de computador ou smartphone - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

Começa nesta semana uma nova etapa para 520 alunos do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). A escola disponibilizará para os atendidos no programa Aprendiz a possibilidade de complementar a formação em plataforma digital, na modalidade de ensino a distância.

De acordo com a Lei do Aprendiz, é necessário que os alunos cumpram carga horária de 30% de aulas teóricas, além do aprendizado prático nas empresas em que estão inseridos. Por computador ou celular, eles terão acesso ao conteúdo que complementará o crescimento pessoal e profissional.

Caso não disponha do equipamento para realizar as atividades, o aluno pode utilizar a biblioteca da escola, que tem computadores e acesso à internet. Distribuídos em 46 empresas parceiras, os aprendizes atuam nas áreas de administração, produção, almoxarifado, logística e comércio.

Um dos que aprovaram a novidade é o aluno Joás Jovino Martins dos Santos, que é aprendiz na Embraer. Ele disse que é uma grande conquista poder escolher a hora e o local para realizar as atividades explorar ainda mais os conteúdos das aulas. “O aprendizado será ainda mais dinâmico e, já que estaremos no computador, poderemos aprender ainda mais, abrindo uma nova aba, vendo um vídeo no Youtube ou simplesmente participando de uma sala de bate-papo.”

Aprendiz na Jonhson & Jonhson, Thamires Alexandra Santos também considera a nova modalidade mais prática e inovadora. “Eu não tenho computador em casa, mas vou utilizar o meu celular para fazer as minhas atividades, no meu tempo, sem esquecer os prazos.”

“Os jovens são rápidos e dinâmicos, e a nossa escola apresentar este método de aprendizagem é uma grande conquista, com certeza”, afirmou a aprendiz Juliana Maria Ribeiro Ramos.

O Cephas é a escola técnica da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que oferece cursos gratuitos e de qualificação profissional. O endereço é Rua Tsunessaburo Makiguti, 399, Floradas de São José.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas