Parceria entre Prefeitura e ACI ajuda na contratação de mão de obra para o Natal
Atualizado em 09/09/2018 - 13:14
ACI  Pesquisa para o comércio de Natal   06 09 2018
A pesquisa foi entregue pela ACI aos representantes da Prefeitura visando a implementação de cursos de capacitação de trabalhadores para contratação temporária no fim do ano - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Da parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos, por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), e a ACI (Associação Comercial e Industrial), começam a surtir os primeiros resultados positivos para a contratação de mão de obra temporária para o período natalino.

Em reunião realizada na quinta-feira (6), na ACI, foi anunciado que 90,5% dos empresários do comércio já manifestaram a intenção de contratar cerca de 250 trabalhadores para o período de fim de ano.

De acordo com a pesquisa, os empresários entrevistados têm interesse em aderir ao Projeto São José Trabalho com Qualificação, oferecido pela Prefeitura na hora da contratação.

O resultado é um dos itens da pesquisa da ACI encomendada à Unitau (Universidade de Taubaté). Foram visitados cerca de 400 estabelecimentos na área central da cidade. Ainda serão ouvidos comerciantes de mais três shoppings da cidade. Segundo o levantamento, a maioria das vagas para o fim do ano é para vendedores, balconistas e vitrinistas.

Para o presidente da ACI, Humberto Dutra, a parceria visa estimular a capacitação dos candidatos e funcionários efetivos. “Estamos sempre buscando auxiliar na melhoria dos serviços da cidade, buscando aprimorar o desenvolvimento econômico. Esse tipo de serviço é um investimento a longo prazo”.

Qualifica São José

A pesquisa realizada pela ACI/Unitau será usada pela Prefeitura para a implementação de novos cursos na área do comércio, oferecidos pelo PAT e o programa Qualifica São José.

De acordo com a parceria, o PAT reforçará, nos próximos dias, a abertura de cursos do programa Qualifica São José para suprir as demandas do comércio. Em breve, novos cursos para este segmento serão abertos e divulgados para que os interessados se inscrevam por meio do site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br/cursos) ou pela Central 156.

Indicadores

A pesquisa ACI/Unitau revelou ainda que os empresários buscam diferenciais entre os candidatos: boa comunicação (21,7%), iniciativa (20,3%), vontade de crescer, atingir metas e ter interesse (9,2%) e dinamismo e disciplina (7,4%).

Além disso, a qualificação também é um diferencial na hora da decisão. Para 33,7% dos empresários, as técnicas de vendas e atendimento ao público são importantes, além de uma boa comunicação visual e vitrinismo (17,7%), gestão de compras e estoque (5%), práticas em administração de pessoal (4,8%), informática (3,7%) e libras (1,1%).

Quanto à competência técnica do empregado, 38,3% dos entrevistados requerem disponibilidade para trabalhar no horário exigido do comércio, 32,4% desejam fluência verbal, 15,7% acreditam que conhecimento detalhado do produto faz a diferença e 10,6% esperam conhecimento de plataformas digitais de vendas.

Os dados também apontam que a maior parte das vagas será destinada aos seguintes setores: vendas (78,6%), caixas (10,9%) e estoques (5,7%). Para conquistar o consumidor e aumentar as vendas, 55,5% dos comércios vão apostar em promoções e 39% reforçarão as campanhas de divulgação.