Educadores participam de formação sobre Educação Integral no Cefe
Atualizado em 06/09/2018 - 17:56
Educação e Cidadania
Investir no desenvolvimento dos educadores, por meio da implementação do Projeto de Escola de Formação em Tempo Integral, são alguns dos objetivos do seminário - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Comprometida com a qualidade de ensino, a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, realizou nesta semana um Seminário de Educação Integral para os professores da rede de ensino municipal.

O evento organizado no Centro de Formação do Educador (Cefe), localizado na região norte da cidade, integra os treinamentos de horário de trabalho coletivo (HTC). Ao longo de todo ano, os educadores recebem diversas formações que auxiliam no trabalho feito nas escolas.

Investir no desenvolvimento dos educadores em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural, por meio da implementação do Projeto de Escola de Formação em Tempo Integral (Efeti), são alguns dos objetivos do seminário.

O Seminário de Educação Integral contou com palestras da jornalista especializada em direitos humanos, Anna Penido, diretora do Inspirare, que abordou a Educação Integral e as competências gerais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Também fez parte da programação uma mesa redonda com a pedagoga, pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos e mestre em Educação, Histórica, Política e Sociedade, Andréa Andrade; a pedagoga Cláudia del Corto, Marta Novello Gerbelli, diretora do Centro Pedagógico Casa dos Pandavas, além da orientadora pedagógica, Patrícia Romana.

Para a Secretaria de Educação e Cidadania, o Projeto Escola de Formação em Tempo Integral é uma maneira de proporcionar a ampliação dos aprendizados e a valorização dos saberes e vivências dos alunos, além de oportunizar o protagonismo estudantil.