Alunos da Fundhas conhecem Museu de Monteiro Lobato em SP
Atualizado em 06/09/2018 - 16:12
Alunos da Fundhas conhecem Museu de Monteiro Lobato em SP
A visita tem por objetivo oferecer uma experiência cultural aos alunos e aprofundar os estudos sobre a vida e obra do escritor, homenageado na edição da Gincana Power Games - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Fundhas

Um grupo de 80 alunos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), unidade Embraer, localizada no Putim (região sudeste), teve um dia diferente de aprendizado durante visita ao Acervo e Museu Monteiro Lobato, em São Paulo. A atividade aconteceu na tarde desta quarta-feira (5) com o objetivo de oferecer às crianças e adolescentes uma experiência cultural e aprofundar os estudos sobre a vida e obra do escritor, homenageado na edição da Gincana Power Games deste semestre.

No espaço, Lobato, autor de histórias infantis como o “Sítio do Pica-Pau Amarelo” e “Reinações de Narizinho”, é lembrado em um acervo que faz referência à sua vida e obra. O local reúne livros, fotografias, mobiliário, objetos pessoais, banco de textos, bibliografia e documentações, além do Teatro Monteiro Lobato.

Yasmin Vitória Honorário de Alcântara, de 8 anos, aprovou a visita ao museu do autor de sua personagem preferida, a boneca falante Emília. “Foi muito legal porque vimos objetos que foram do Monteiro Lobato, como os livros e as roupas dele. Acho importante porque podemos aprender coisas novas que um dia vamos precisar saber, gosto de ler e quero conhecer mais histórias dele”, contou a pequena leitora.

A estudante Andreza Araujo Leme, de 14 anos, sonha em ser pedagoga e destacou a importância de se visitar museus e outros espaços culturais para ampliar o conhecimento. “Conhecer o museu é uma forma divertida e diferente de aprender, foi interessante ver a mesa que ele usava para escrever seus livros e também conhecer todas as suas obras”, disse.

Gincana

Neste semestre, cerca de 2.300 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 15 anos, se preparam para a Gincana Power Games, que visa proporcionar a todos os participantes, desde crianças e adolescentes a funcionários da instituição, um momento lúdico e pedagógico como foco no enriquecimento da rotina das atividades, vínculos entre colegas, participação e integração de todos.

No dia da gincana, as crianças vão participar de atividades que resgatam a importância das brincadeiras. Entre eles estão as provas relâmpagos, o mural cultural e grito de guerra. Ao final da gincana, os times serão premiados com um passeio ao Sítio do Pica-Pau Amarelo, em Taubaté.

Os organizadores do evento visitaram as unidades da Fundhas para sensibilizar os atendidos e entregaram um manual sobre Monteiro Lobato, que servirá de orientação de estudo para o dia da gincana. O intuito é despertar o interesse pela leitura, escrita e o conhecimento.

A Fundhas

A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e atende gratuitamente crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contraturno escolar e recebem atenção especial no reforço escolar. Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente.