Atendimento nas UPA’s tem aprovação de 84% dos usuários
Atualizado em 06/09/2018 - 17:27
Upa do Putim. Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A UPA do Putim teve a melhor avaliação dos pacientes em relação aos atendimentos prestados pela equipe de enfermagem, equipe médica e resolutividade dos problemas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A qualidade do atendimento oferecido nas sete unidades de pronto atendimento (UPA’s) e nos serviços de urgência e emergência do Hospital Municipal e do Hospital de Clínicas Sul, em São José dos Campos, está aprovada por 84% dos usuários. A aprovação se refere ao atendimento prestado pelas equipes da recepção no momento da acolhida, de enfermagem e médicos.

Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) com 2.654 pacientes e acompanhantes, entre os meses de julho a agosto de 2018, que avaliou também a organização e a limpeza das unidades; atendimentos de recepção, enfermagem e equipe médica; tempo de espera para o primeiro atendimento, recepção e permanência na unidade; avaliação do tratamento e resolutividade do problema.

Ao procurar pelo atendimento de urgência na UPA, 86% dos pacientes afirmaram que tiveram seu problema de saúde resolvido. O tratamento prescrito pela equipe médica, que resultou na resolutividade do problema de saúde, também foi destacado pelos entrevistados: 83% disseram ter sido bom ou ótimo.

Sobre o atendimento da equipe de recepção das unidades, 89% classificaram como ótimo ou bom. O atendimento da equipe de enfermagem também apresentou índice alto de aprovação de 88% dos usuários. O destaque ficou para a UPA de São Francisco Xavier, que teve a aprovação de 95% dos entrevistados.

A estrutura, limpeza e organização das unidades também recebeu aprovação da população. Esse item recebeu aprovação de 93% dos usuários.

A avaliação sobre o espaço para a espera no atendimento também foi bem avaliada, com aprovação dos usuários de 81%.

UPA do Putim

A Unidade de Pronto Atendimento do Putim, na região sudeste da cidade, teve a melhor avaliação dos pacientes em relação aos atendimentos prestados pela equipe de enfermagem (95%), equipe médica (87%) e resolutividade dos problemas (91%).

Outras pesquisas

Esta é terceira pesquisa encomendada pela Prefeitura ao Ipplan, com o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços oferecidos na área da saúde. A primeira, realizada em agosto do ao passado, avaliou a satisfação dos usuários das unidades onde foram implantadas a UBS Resolve, indicou aprovação de 95% dos usuários.

A segunda pesquisa, realizada entre os meses de fevereiro e abril deste ano, apontou que o programa Estratégia Saúde da Família, modelo assistencial da atenção básica, tem a aprovação de 83,6% dos usuários atendidos em São José dos Campos.

Essa última pesquisa de satisfação entrevistou pacientes e acompanhantes das UPA’s do Campo dos Alemães, Alto da Ponte, Eugênio de Melo, Novo Horizonte, Putim, Saúde Mental, São Francisco Xavier e ambulatórios de urgência e emergência do Hospital Municipal e Hospital de Clínicas Sul.