Parceria entre PAT e ACI vai capacitar mão de obra para período natalino
Atualizado em 05/09/2018 - 14:14
Calçadão
A pesquisa, já entregue à diretoria do PAT, identificou que o comércio necessita de mão de obra para o período natalino, mas que tenha o mínimo de capacitação - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), e a ACI (Associação Comercial e Industrial) firmaram uma parceria para identificar a necessidade de mão de obra do comércio para o período natalino.

Para isso, a ACI mobilizou uma equipe de pesquisadores sob coordenação da Unitau (Universidade de Taubaté). Os pesquisadores visitaram cerca de 400 estabelecimentos na área central da cidade.

A pesquisa será apresentada aos comerciantes e à imprensa nesta quinta-feira (6), às 10h, na sede da ACI, à rua Francisco Paes, 56, Centro.

A pesquisa, já entregue à diretoria do PAT, identificou que o comércio necessita de mão de obra para o período natalino, mas que tenha o mínimo de capacitação, mesmo que o trabalho seja temporário. Segundo a pesquisa, a maioria das vagas para o fim do ano são parae vendedores, balconistas e vitrinistas, entre outros.

Qualifica São José

De acordo com a parceria, o PAT reforçará, nos próximos dias, a abertura de cursos do Programa Qualifica São José para suprir as demandas do comércio. Em breve, novos cursos para este segmento serão abertos e divulgados para que os interessados se inscrevam por meio do site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br) ou pela Central 156.

Captação de vagas

A ACI também tem uma parceria com o PAT, que transcorre durante o ano. Nessa parceria, a ACI indica a seus associados que remetam, ao setor de Captação do PAT, as vagas que estiverem disponíveis. O PAT oferece infraestrutura gratuita para os empregadores fazerem a seleção de candidatos.

Mais informações sobre a apresentação da pesquisa podem ser obtidas pelo telefone da ACI, 3904-4000.