Oficina para elaboração de Inventário de Gases de Efeito Estufa acontece nesta quarta
Atualizado em 04/09/2018 - 18:32
Política de Combate as Mudanças Climáticas  16 03 2018
Oficina capacitará os técnicos da Prefeitura para elaboração do 1º Inventário Municipal de Emissões de Gases de Efeito Estufa - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Nesta quarta-feira (5), a Prefeitura de São José realiza a 2ª oficina de capacitação para a construção da Política Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, voltada para técnicos e gestores públicos. A capacitação será realizada das 8h às 12 horas no Cefe (Centro de Formação do Educador Professora Leny Bevilacqua), na avenida Olivo Gomes, 250, Santana.

Para o encontro, são esperados 30 técnicos e gestores das secretarias municipais, representantes de instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos, além de colaboradores das empresas de saneamento (efluentes e resíduos) que participarão da coleta de dados.

A 2ª oficina abordará as etapas do processo de elaboração do inventário municipal de emissões de Gases de Efeito Estufa, de acordo com a metodologia do Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Escala da Comunidade (GPC).

A dinâmica envolve o mapeamento das fontes de emissões e identificação da disponibilidade de dados, identificação dos fatores de emissão, aplicação do potencial de aquecimento global e avaliação de resultados, fechando com a simulação de um inventário de emissões.

A Consultoria Key Associados, responsável por apoiar a Prefeitura na elaboração da Política de São José dos Campos, é quem conduz os trabalhos de capacitação durante as oficinas presenciais.

Política de Mitigação e Adaptação

A política municipal de mitigação e adaptação às mudanças climáticas consiste em realizar o implantar conjunto de diretrizes e ações que resultem na minimização da emissão de gases de efeito estufa pelo município e que o tornem mais resiliente aos efeitos das mudanças climáticas.

Para isso, o município deverá desenvolver o 1º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, realizar a Análise de Riscos Climáticos e Vulnerabilidades, culminando com a estruturação de um Plano de Ação de Mitigação e Adaptação, que estabelecerá metas de redução de gases de efeito estufa, ações e programas prioritários.

Por meio desta política pretende-se que o município incorpore as questões de mudanças climáticas em diversas políticas públicas municipais, como de planejamento urbano, habitação, saneamento, mobilidade, saúde, desenvolvimento econômico, minimizando sua vulnerabilidade socioambiental e aproveitando as oportunidades de transição para uma economia de baixo carbono.

Pacto Global

No dia 21 de agosto, a Prefeitura de São José dos Campos formalizou sua adesão ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia. Trata-se de uma coalizão global de líderes municipais dedicada a reduzir emissões de gases de efeito estufa, tornando as comunidades mais resistentes às mudanças climáticas.

Ao participar do Pacto Global de Prefeitos, São José reforça o compromisso com a ação climática, avaliando as emissões de gases de efeito estufa e as consequências atuais das mudanças climáticas em âmbito local. O desenvolvimento da política municipal de combate às mudanças climáticas está em consonância com este compromisso.

O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia reúne formalmente o Covenant of Mayors e o Compact of Mayors da União Europeia. São as duas principais iniciativas globais de cidades e governos locais para promover a transição para uma economia de baixas emissões e resiliente ao clima.