Estudantes se divertem e aprendem com visita ao Museu de Esportes
Atualizado em 04/09/2018 - 18:36
Visita ao Museu do Esporte  04 09 2018
Alunos do 3º ano de um colégio particular de São José conheceram também as dependências do Estádio Martins Pereira - Foto: PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Os olhares atentos, curiosos e maravilhados de 15 alunos de uma escola particular de São José dos Campos tomaram o espaço do Museu de Esportes (Rua Ana Gonçalves da Cunha, 340 – Jardim Jussara), que é mantido pela Prefeitura São José dos Campos, na tarde chuvosa desta terça-feira (4).

Acompanhados de duas professoras, os estudantes do 3º ano puderam conhecer em quase 2h30 de visita o acervo do local, incluindo a nova exposição de longa duração “Memorial São José E.C.”, inaugurado no mesmo dia.

As crianças viram também outras mostras como “São José de todos os esportes”, “Túnel do Tempo”, “Visibilidade para o Futebol Feminino”, “Atletas do Vale Atletas que Valem”, e “Esportes para todos.... em todos os lugares”. Depois, todos puderam dar uma volta pelas arquibancadas do Estádio Martins Pereira e conhecerem um pouco da estrutura da área para a Polícia Militar, da cantina e os vestiários.

O pequeno Gabriel, 9 anos, ficou encantado com as honrarias expostas no museu. “O que eu mais gostei foi quando a gente foi no Museu ver os troféus”, disse ao final da visita.

O menino completou ainda contando que só esteve no Martins uma única vez, quando viu uma vitória do time profissional do São José EC sobre o Atlético de Mogi, que terminou em 4 a 0.

Já Amanda, de 8 anos, confessou não conhecer muito sobre esporte, mas ficou eufórica com o acervo e com o tamanho do estádio. “Gostei bastante de a gente ter vindo aqui, da gente ter visitado tudo, ter visitado o campo... Mas eu ia ter gostado mais ainda se a gente tivesse brincado no campo”, afirmou a aluna, que não pôde pisar no gramado por conta da chuva.

Somado ao caráter recreativo, a visita ao Museu de Esportes e ao Estádio Martins Pereira teve como norte a busca pelo conhecimento da própria cultura. A professora Sheila Caetano, 35 anos, explicou que o passeio é o fechamento de um trabalho de literatura infantil que teve o esporte como tema em 2018, influenciado pela Copa do Mundo FIFA™, realizada na Rússia.

“Acho muito importante eles conhecerem a historia deles. Por mais que você apresente por foto e por vídeo, eles irem e presenciarem uma escultura, uma foto, ver realmente, faz uma diferença muito grande. É ver a história e vivenciar a história”, falou Sheila, que leciona há quase 10 anos.

História ao alcance

Ao todo, o Museu de Esportes tem seis mostras em exposição. Inaugurado nesta terça-feira, o “Memorial São José E.C.” traz aos visitantes momentos marcantes da história do clube, desde a era Esporte Clube São José até a mudança de nome para o atual. A entrada é gratuita e a classificação etária é livre.

Nos dois módulos da exposição estão artigos raros como a bola do primeiro jogo realizado no Estádio Martins Pereira, troféus e faixas de campeão, camisas, ingressos e até discos de vinil e jogo de loteria esportiva. O acervo é composto ainda por 44 fotos, 2 cartazes, 3 livros e 2 revistas.

Além das peças físicas, o Memorial São José E.C. conta ainda com a reprodução de jogos e entrevistas com personagens marcantes em uma TV, mais um computador com biografias de alguns jogadores e o arquivo digital da Ata de Fundação do clube.

O Museu de Esportes funciona de segunda a sexta-feira, entre 9h e 12h e 13h e 16h. Para visitas de grupos escolares, o agendamento pode ser feito pela Central 156.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×