Prefeitura inicia limpeza de cursos d’água para evitar inundações
Atualizado em 11/04/2023 - 10:01
 Limpeza do Córrego Cambuí
O Córrego Cambuí, na região sudeste, está entre os primeiros a ser beneficiado pelos serviços - Foto: PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos realiza o serviço de dragagem, limpeza e desassoreamento dos córregos e canais da bacia do Rio Paraíba do Sul localizados na área urbana. Nesta semana, os serviços estão sendo executados nas regiões sudeste (Cambuí), leste (Pararangaba) e em Eugênio de Melo (Bueirinho).

Esse serviço consiste na manutenção da vazão dos córregos, melhorando o escoamento. A medida ajuda a controlar as inundações, reduzindo a possibilidade de alagamentos. Também permite a retirada de materiais contaminantes, que prejudicam a qualidade da água.

Serão limpos aproximadamente 30 quilômetros de extensão, com prioridade para os trechos com mais problemas de assoreamento. Os serviços estão sob responsabilidade da empresa Acquaterra, vencedora da licitação pelo valor de R$ 500.103, com prazo de conclusão para o final de janeiro.

Além da remoção do material acumulado na calha dos cursos d'água, os trabalhos incluem o transporte e a disposição dos resíduos nos locais adequados.