Com 100% dos radares instalados, São José aumenta a segurança nas ruas
Atualizado em 03/09/2018 - 16:12
Radar na Avenida 9 de Julho. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 30-08-2018
Com o atual sistema de fiscalização eletrônica, que começou a operar em janeiro de 2018 com os radares, todos os carros que passam pelos equipamentos são fotografados - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu a implantação dos 176 equipamentos fixos de fiscalização eletrônica. Com a operação integral do sistema e tecnologia OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres) em todos os equipamentos, a cidade agora conta com novos recursos tanto para inibir abusos de velocidade por parte dos condutores, quanto para prevenir e ajudar na solução de crimes.

Com o atual sistema de fiscalização eletrônica de São José dos Campos, que começou a operar em janeiro de 2018 com os radares, todos os carros que passam pelos equipamentos são fotografados, gerando um relatório de circulação do veículo pela cidade. As informações ficam registradas para que as imagens sejam validadas para fins de fiscalização de velocidade e também para verificação de possíveis delitos.

No que se refere ainda à solução de crimes, o reconhecimento de placas feito pelo sistema OCR, em tempo real, permite, por exemplo, que a Polícia seja informada no momento em que o veículo roubado ou furtado passou pelo equipamento, o que amplia a possibilidade de recuperar o bem e solucionar a ocorrência.

Desde que o sistema OCR foi implantado na cidade com os Portais Eletrônicos e o veículo Guardião, alguns crimes foram desvendados e veículos roubados foram recuperados.

Mais do que contribuir para o esclarecimento das ocorrências, o sistema visa inibir as ações criminosas e proporcionar mais segurança às pessoas. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, em julho de 2017, a cidade registrou 74 roubos de veículo, enquanto em 2018 esse número caiu para 28.

O sistema de monitoramento eletrônico do trânsito de São José dos Campos chega a captar mais de 14 milhões de imagens por mês, que ficam armazenadas para auxiliar o trabalho do trânsito e da Polícia.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×