Azul inicia operações no aeroporto de São José
Atualizado em 11/04/2023 - 09:59
Azul retoma voos entre São José dos Campos e Rio de Janeiro. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 03-09-2018
O primeiro voo da retomada da linha aterrissou na manhã de hoje, pouco antes das 8h e retornou ao Rio de Janeiro, às 9h45 - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Após dois anos sem voos domésticos, às 7h59 desta segunda-feira (3), o aeroporto de São José dos Campos voltou a ter movimentação de passageiros. A empresa aérea Azul voltou a pousar no aeroporto local, retomando a linha entre os aeroportos de São José dos Campos e Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ) e vice-versa. Eles serão realizados com o bimotor ATR72-600, de 70 lugares.

O primeiro voo da linha retomada partiu às 6h45 do Rio de Janeiro para São José dos Campos e, retornou à capital fluminense, às 9h45. A frequência de voos entre ambas as cidades será de segunda a sexta-feira.

Batismo

Cerca de 300 pessoas, entre autoridades civis e militares, e empresários do setor de turismo, acompanharam a chegada do voo inaugural. A cerimônia contou com o tradicional “batismo” da aeronave, em que a mesma passa na pista de taxiamento sob um arco de jatos de água lançados de dois caminhões do Corpo de Bombeiros.

Em seguida, no saguão de passageiros, o presidente da Infraero, Antonio Claret de Oliveira, destacou como fundamental a parceria realizada entre a Prefeitura, Infraero e Azul, para retomada dos voos, em benefício regional.

O diretor de Alianças e Distribuição da Azul, Marcelo Bento, afirmou que o aeroporto de São José dos Campos tem característica regional, para todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte. Segundo ele, além dos setores empresariais, o incremento ao turismo regional deverá ser uma das áreas beneficiadas. “Estamos seguros de que São José e a região do Vale têm potencial para garantir a permanência das nossas operações, assim como acreditamos na capacidade para, futuramente, ampliarmos a oferta de destinos”, disse o diretor da companhia.

Para representantes da Prefeitura de São José do Campos, além dessa parceria com a Azul e Infraero, a expectativa é que a demanda regional de passageiros seja crescente, para que o aeroporto possa também, em breve, ter novas frequências para outros destinos.

Ao final da cerimônia, houve a inauguração do balcão de atendimento da Azul e ainda a distribuição de um bolo comemorativo.

Os passageiros de  São José dos Campos terão no Aeroporto Santos Dumont cerca de 35 voos diários e conexões imediatas para 12 destinos, entre eles Vitória, Belo Horizonte, Campos dos Goytacazes, Ribeirão Preto, Curitiba, Porto Alegre e Goiânia.

O aeroporto de São José dos Campos foi reformado em 2013, com investimento da ordem de R$ 16 milhões, tendo capacidade atual para receber 2,7 milhões de passageiros por ano.

Facilidade

O casal Roberta e Luiz Fernando Siston, moradores de São José, fizeram parte deste momento e relatam a experiência. “Foi bem emocionante, nós filmamos, e foi por acaso que nós viemos neste voo, ontem a gente tinha comprado um para Guarulhos, e acabou que o nosso voo foi cancelado, e a Azul nos relocou para esse,” disse Roberta.

Maria Inês Montgomery foi outra passageira que se programou para fazer parte deste primeiro voo, comprou assim que soube da retomada dos voos, ela avaliou positivamente. “Vim para São José visitar meu filho. Esse serviço vai facilitar muito porque antes o deslocamento era muito maior, tinha que ir até Guarulhos e pegar um ônibus. Agora já estou me programando para voltar”, afirmou.

Para Kenji Gohara, carioca que, atualmente mora em Taubaté, a retomada do aeroporto lhe trará muitos benefícios profissionalmente. Isto porque, antes, ele viajava pelo menos duas vezes por semana para Rio, se deslocando de ônibus ou de carro, agora ele já consegue otimizar tempo, o que para ele é fundamental. “A chegada da Azul em São José vai ser ótima, acho que é muito importante para gerar economia e para facilitar a nossa vida, além da questão logística”, disse.

Os passageiros de  São José dos Campos terão na Aeroporto Santos Dumont cerca de 35 voos diários e conexões imediatas para 12 destinos, entre eles Vitória, Belo Horizonte, Campos dos Goytacazes, Ribeirão Preto, Curitiba, Porto Alegre e Goiânia.

Frequência dos voos

Segunda, terça e quarta-feira