Alunos do João Cursino vão participar do programa de prevenção a traumas de trânsito
Atualizado em 05/09/2018 - 17:07
Projeto Party - Hospital Municipal
Realizadas no Hospital Municipal “Dr. José de Carvalho Florence”, as reuniões objetivam sensibilizar os estudantes sobre as consequências do comportamento inadequado no trânsito - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Nesta quarta-feira (5), a equipe do programa Party - projeto voltado à prevenção de traumas no trânsito relacionados, principalmente, à mistura de álcool e direção na juventude - vai visitar a escola estadual João Cursino, na região central de São José dos Campos. Os alunos do 2º ano do ensino médio serão convidados a participar dos encontros do programa.

Realizadas no Hospital Municipal “Dr. José de Carvalho Florence”, as reuniões objetivam sensibilizar os estudantes sobre as consequências do comportamento inadequado no trânsito. Profissionais de saúde do hospital, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), Centro de Reabilitação Lucy Montoro, assim como agentes de trânsito, policiais militares, Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Estadual proferem palestras onde dividem com os alunos a experiência do resgate e atendimento de feridos no trânsito.

O ponto alto do encontro é conduzido por uma vítima de trauma de trânsito, que teve consequências severas em decorrência de um acidente de trânsito. Ele conta aos participantes sobre sua experiência com o acidente e com o trauma, sensibilizando os alunos para que façam escolhas responsáveis na condução de veículos.

As ações do programa Party são realizadas mensalmente. Na última sexta-feira (31), 53 alunos da escola estadual Profª Geraldina Coelho Monteiro, do Jardim Nova Michigan, na região leste participaram do encontro no hospital.

O programa

O programa Party surgiu no Canadá e está no Brasil desde 2008, quando foi implantado em Ribeirão Preto (SP). A partir daí, se expandiu para outras duas cidades paulistas, Sorocaba e Campinas, e Vitória (ES). Em 2013, tornou-se Party Brasil, vinculado à Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait).

São José é a primeira cidade do Vale do Paraíba a integrar o Party Brasil. No ano de 2016, quase 50% das vítimas graves com traumas de trânsito, encaminhadas ao Hospital Municipal tinham entre 14 e 29 anos.