4.771 animais são imunizados contra a raiva no 1º fim de semana de campanha
Atualizado em 03/09/2018 - 15:11
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou neste sábado (1º de Setembro) a campanha antirrábica para cães e gatos. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 01/09/2018
A campanha de vacinação antirrábica prossegue até o dia 25 de novembro em todas as regiões da cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

No primeiro fim de semana da Campanha de Vacinação Antirrábica 2018, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, foram imunizados 4.771 animais (4.007 cães e 694 gatos). O número representa um alcance de 83% do volume estimado pelo Centro de Controle de Zoonoses para os dois primeiros dias.

O roteiro do primeiro fim de semana abrangeu 14 bairros da região Leste de São José dos Campos. Os bairros Vila Tesouro, Jardim das Flores, Jardim Nova Detroit, Jardim Santa Inês I, Jardim São José II, Parque Novo Horizonte e Vila Monterrey/Jardim Helena foram atendidos no sábado (1º), enquanto os bairros Galo Branco, Frei Galvão, Jardim Americano, Jardim Santa Inês II, Campos de São José, Vista Verde e Jardim Ismênia no domingo (2).

A campanha prossegue até o dia 25 de novembro, das 9h às 16h. Serão 94 pontos fixos de vacinação e 54 roteiros volantes, em todas as regiões da cidade, incluindo a zona rural. A meta é ultrapassar o número de vacinados no ano passado, que totalizou 36.528 animais, sendo 30.726 cães e 5.802 gatos.

A segunda etapa da vacinação ocorre no fim de semana de 15 e 16 de setembro. A programação completa com os endereços dos postos de vacinação e os horários estão disponíveis no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br). As informações sobre a vacinação também podem ser obtidas pela Central 156.

Cirurgia de Castração

O CCZ reforça as orientações aos tutores que têm agendadas as castrações de seus animais, tanto no Programa Meu Pet Feliz ou em qualquer outra clínica, sobre a necessidade de um intervalo mínimo de 14 dias entre a dose da vacina antirrábica e a castração cirúrgica.

Em caso de cirurgias já agendadas em um intervalo menor, a recomendação da equipe de veterinários do CCZ é realizar a vacina antirrábica apenas depois da retirada dos pontos. Para isso, o Centro de Controle de Zoonoses oferece a vacina de maneira gratuita, no próprio CCZ, durante todo o ano, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30.