Sete bairros da região leste têm vacinação antirrábica de cães e gatos neste domingo
Atualizado em 02/09/2018 - 11:57
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou neste sábado (1º de Setembro) a campanha antirrábica para cães e gatos. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 01/09/2018
Cão é vacinado na Vila Tesouro; campanha prossegue até 25 de novembro em todas as regiões da cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos prossegue neste domingo (2) a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos com imunização dos animais na região leste da cidade.

O trabalho será realizado até o próximo dia 25 de novembro em 94 pontos fixos e 54 volantes, em todas as regiões da cidade, incluindo a zona rural.

Neste sábado, a vacinação -- que é gratuita -- também foi realizada em bairros da zona leste e contou com a adesão da população, que elogiou a iniciativa da Prefeitura. "Vou vacinar meus 5 gatos e 3 cães. A Prefeitura está de parabéns por esta iniciativa. que espero que seja realizada todos os anos", afirmou o representante comercial Paulo Ribeiro, 64 anos, morador do Jardim Ismênia, na zona leste.

"É muito boa esta iniciativa. Com esta campanha, a Prefeitura está ajudando os animais e seus donos. Pagar vacinação no veterinário fica caro", afirmou a dona de casa Andréia Regina Espósito, 45 anos, que reside na Vila Tesouro, na zona leste, e levou os dois cães de sua família para vacinar.

Trabalho intensivo

Na zona urbana, a vacinação ocorrerá sempre aos sábados e domingos, das 9h às 16h. Os roteiros volantes começam em outubro e ocorrerão de segunda a sexta-feira, no mesmo horário.

A meta é ultrapassar o número de vacinados no ano passado: 36.528 animais (30.726 cães e 5.802 gatos).

Para maior segurança de todos (animais, donos e equipe de trabalho), a recomendação é que os animais sejam conduzidos com coleira e guia, além de ser acompanhados por um adulto. Também é importante que o proprietário leve a caderneta de vacinação do cão ou gato, porém a falta do documento não impedirá a aplicação da vacina.

A raiva é fatal. Quando instalada no animal ou ser humano, a chance de cura é raríssima. Por isso, a vacinação dos animais é muito importante. A doença está controlada no Estado, mas ainda há algumas ocorrências no norte e nordeste do país.

A programação completa com os endereços dos postos de vacinação e os horários estão disponíveis no site da Prefeitura. As informações sobre a vacinação também podem ser obtidas pela Central 156.

Programação de domingo (2)

Galo Branco
UBS – Rua Chico Buquira, 411