Programa Escola Ativa realiza neste domingo o primeiro passeio ciclístico
Cartaz do primeiro passeio ciclístico do Programa Escola Ativa - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A manhã deste domingo (2) será de passeio ciclístico na região oeste de São José dos Campos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, vai realizar o 1º passeio ciclístico do Programa Escola Ativa. A concentração acontecerá às 8h30 na rotatória da Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 2.900.

O passeio foi organizado por alunos e educadores da Emef Sebastiana Cobra e Emef Maria Ofélia. A ideia é que o evento aberto para toda população aconteça também em outras regiões da cidade.

O percurso será feito na Via Oeste, onde os participantes vão percorrer 5 km de bicicleta. O objetivo da ação é integrar as regiões da cidade e ainda incentivar estudantes e seus responsáveis a usarem a bicicleta como alternativa de transporte e melhoria de hábitos saudáveis.

Pedal na Escola

O Pedal na Escola integra o programa Escola Ativa, que visa estimular a prática da atividade física e utilizar o esporte para incrementar o desenvolvimento do aluno.

Com o objetivo é incentivar o uso da bicicleta de maneira segura no trânsito, os alunos da rede municipal de ensino recebem palestras educativas que abordam desde a história da bicicleta até o uso dos equipamentos de segurança, as sinalizações de trânsito e a importância da prática esportiva para a saúde e qualidade de vida.

Escola Ativa

O Escola Ativa oferece atividades no contraturno das aulas regulares e já atende mais de 3.200 estudantes em 20 escolas do ensino fundamental com idade entre 06 a 15 anos.

Para participar do projeto, os alunos devem apresentar bom rendimento escolar, sem ocorrências disciplinares após o início da participação nos treinos. As escolas participantes podem escolher entre futsal, handebol, vôlei, basquete e judô e xadrez.

O objetivo é que até os próximos dois anos todas as escolas sejam envolvidas, totalizando mais de 5.700 estudantes em treinamento.