Queimada é atração para crianças e adolescentes da Fundhas
Atualizado em 05/10/2018 - 17:53
Queimada é atração para crianças e adolescentes da Fundhas.
A brincadeira popular fez sucesso entre os cerca de 100 alunos que participaram do Festival de Queimada - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Fundhas

Esta sexta-feira (5) que antecede o Dia das Crianças já foi em clima de diversão e alegria para cerca de 100 alunos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza). Crianças e adolescentes das unidades Sede (Parque Industrial), Jorge Alegre (Centro) e Embraer (Putim) se reuniram em dois períodos na quadra da Sede para uma brincadeira antiga, mas muito popular entre eles: a queimada.

O festival de queimada já é esperado pelos meninos e meninas e tem por objetivo a descontração e interação dos alunos, além da prática de valores fundamentais, como respeito, disciplina, união, entre outros, e agrada os participantes.

“É muito legal porque a gente conhece outras pessoas, compartilha a amizade e o trabalho em equipe porque todo mundo tem que passar a bola para o time ganhar. Gosto muito e sempre que a gente vem aqui tem uma regra diferente”, disse Ana Júlia Soares da Silva, de 11 anos, da Unidade Embraer.

“Gostei, achei muito divertido. A gente não ganhou, mas fiquei ‘de boa’ com isso. Já conhecia algumas crianças de outras unidades, mas é sempre bom fazer novos amigos, o jogo é bom porque vem gente de outras unidades pra cá", afirmou a aluna Gabriela dos Santos Silva, de 8 anos, da Sede.

Cauã Silva, de 10 anos, da Unidade Centro, conta que participou pela primeira vez do festival de queimada e, assim como todos os colegas, ganhou uma medalha diferente e saborosa ao final do jogo: bombom de chocolate. Para ele, a lição que fica vai além da brincadeira, é preciso saber conviver.

“É a primeira vez que eu venho aqui jogar, achei legal porque podemos compartilhar a bola, ajudar os colegas que não sabem jogar, e claro, obedecer às regras, como por exemplo, não jogar a bola muito forte para não machucar os outros. Estou fazendo novos amigos, quero voltar aqui outras vezes para jogar mais e conviver com eles”, destacou.

A ação tem a participação ativa dos alunos e faz parte do eixo de Esporte e Lazer da Fundhas, instituição mantida pela Prefeitura, que busca contribuir no desenvolvimento da capacidade e habilidades físicas, motoras, cognitivas e expressivas, por meio de atividades esportivas.