Prefeitura realiza treinamento para profissionais dos Cras
Atualizado em 05/10/2018 - 11:42
Treinamento Cras
O objetivo do treinamento é possibilitar aos profissionais a realização de consultas e registros para o acompanhamento das famílias que recebem o Bolsa Família - Foto: Divulgação

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, realiza nesta sexta-feira (5) e no próximo dia 19, um treinamento para assistentes sociais, entrevistadores e recepcionistas que atuam nos Cras's (Centros de Referência de Assistência Social) e operam o sistema Sicon (Sistema de Condicionalidades), utilizado para o acompanhamento do Programa Bolsa Família.

O objetivo é possibilitar aos profissionais a realização de consultas e registros para o acompanhamento das famílias que recebem o benefício. Assim, quando necessário, é possível evitar advertência, bloqueio, suspensão ou cancelamento do recebimento do Bolsa Família, ocorrido por algum descumprimento das condicionalidades, e mostrar a importância do registro no SICON para identificação de situações de maior vulnerabilidade.

Sicon

É um sistema para controle e gestão do Bolsa Família e Cadastro Único. Uma das novidades do novo sistema é a prevenção de eventuais erros nos cadastros das pessoas no CadÚnico. Durante a operação do Sicon, serão exibidas mensagens que orientam e auxiliam. Outro ponto positivo é a geração de relatórios, tanto os relativos ao descumprimento das condicionalidades, quanto os relatórios consolidados de famílias em fase de suspensão do benefício, seja pelo Estado ou pelo município.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×