Ponte na zona norte será interditada para reforço e manutenção
Atualizado em 05/10/2018 - 17:19
Manutenção em ponte da Estrada do Roncador
Ponte nas proximidades da Cachoeira do Roncador, que terá vigas de madeira trocadas para garantir mais segurança - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos vai interditar, a partir da próxima segunda-feira (8), a ponte da Estrada José Theodoro de Azevedo, no bairro Água Soca, na zona norte.

A ponte, que fica nas proximidades da Cachoeira do Roncador, no distrito de São Francisco Xavier, receberá serviços de manutenção, com a troca das vigas de madeira com o objetivo de garantir mais segurança para os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

A previsão é de que o tráfego seja liberado na quarta-feira (10), quando deverão estar concluídos os trabalhos de reforço e conservação.

Serão instaladas placas no local neste final de semana para orientar os motoristas.

A Estrada José Theodoro de Azevedo é uma das mais movimentadas da zona norte, atraindo muitos moradores de São José e turistas devido às suas muitas opções de lazer, como a Cachoeira do Roncador.

Rotas alternativas

Durante a interdição da ponte, os motoristas poderão utilizar, como rotas alternativas de acesso ao distrito de São Francisco, as estradas municipais Santa Terezinha, para quem se dirige para o bairro do mesmo nome, e Rio do Peixe, para quem vai para o bairro do Lavras.

Já a opção de acesso à zona norte é a Estrada Municipal Juca de Carvalho.

Ônibus

Os usuários do transporte coletivo devem ficar atentos, já que haverá algumas mudanças durante a interdição da ponte.

A Secretaria de Mobilidade Urbana informa que somente a primeira viagem da linha 130A (São Francisco Xavier/Cachoeira do Roncador), às 5h, em direção a São José, e a viagem das 18h10 da linha 130B (Cachoeira do Roncador/São José dos Campos) em direção à São Francisco Xavier serão realizadas no itinerário padrão.

As demais viagens serão desviadas pela SP-50 para o atendimento aos usuários. Cartazes com estas informações também estarão afixados nos ônibus com o objetivo de orientar os passageiros.

Monitoramento

A Prefeitura tem monitorado constantemente as 45 pontes e 16 passarelas de madeira existentes no município com o objetivo de identificar com mais rapidez a necessidade de melhoria das estruturas para garantir mais segurança para motoristas e pedestres.

Em 2017, foram realizadas as recuperações das cabeceiras e melhoradas as estruturas de 11 unidades, entre pontes e passarelas, em todas as regiões da cidade.

Na zona norte, foram recuperadas as cabeceiras da ponte que dá acesso à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Lavapés, no bairro Vila César.

Nesta mesma região, a Prefeitura substituiu três pontes de madeira por aduelas de concreto na Estrada Municipal do Guirra e trocou as madeiras da ponte da Estrada Municipal do Turvo.

Um dos serviços mais recentes foi realizado em maio último, com a implantação de uma passarela de estrutura metálica na Estrada Municipal Nélson Tavares da Silva (mais conhecida como Estrada do Bom Retiro), que liga o Parque Novo Horizonte ao Bom Retiro e ao Bairrinho, na zona leste.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade