Membros da fanfarra da Fundhas participam de Dia da Beleza
Atualizado em 05/10/2018 - 19:04
Alunos da fanfarra participam de dia da beleza na Unidade Profissionalizante Dom Bosco
O evento é uma forma de reconhecimento aos trabalhos realizados pelos membros da fanfarra durante o ano - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Fundhas

Um grupo de crianças e adolescentes da Unidade Jardim Paulista da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) participou de um ‘dia da beleza’, com cuidados dos colegas do curso de cabeleireiro da Unidade Profissionalizante Dom Bosco, na região sul. Ao todo, 13 membros da fanfarra participaram da ação, que deve acontecer semanalmente até atender todos os jovens músicos.

A ação é uma forma de reconhecer os trabalhos que realizados pela fanfarra durante o ano, com participação em eventos municipais. Esta é também uma oportunidade para que as futuras cabeleireiras coloquem em prática o aprendizado recebido nas aulas. Atualmente, o curso de cabeleireiro conta com cerca de 15 alunas, com idades entre 15 e 17 anos, e tem duração semestral. Entre os serviços oferecidos neste dia da beleza estão cuidados para o cabelo como lavagem, escova e hidratação.

“Eles estavam ansiosos esperando chegar o dia da beleza, trazê-los aqui e ver toda empolgação e alegria é muito bom. É uma forma de fazer um carinho, um agradecimento a todos que participaram das apresentações artísticas e musicais”, contou Rafaela Félix, professora responsável pelo corpo coreográfico.

“Gostei muito, as meninas me atenderam super bem, fiz hidratação, escova e chapinha e acho que ficou muito bonito, estou me sentindo bem”, disse Ester Ribeiro, de 13 anos, do corpo coreográfico.

Os colegas de Ester, Gabriel dos Santos Diniz, 13, e Robson Vinicius Ferreira, 12, fizeram hidratação no cabelo, e não só aprovaram como desejam mais. “Gostei muito, já pensou se tivesse toda semana?”, brincou o sorridente Robson.

Aprendizado prático

Segundo a professora responsável pelo curso de cabeleireiro, os ensinamentos técnicos são importantes para as jovens, mas experiências como essa trazem ainda lições como a sociabilidade e o respeito.

“Aprender a conviver com as pessoas é muito importante e isto se torna possível nestes momentos. E na área da beleza ensinamos que cada pessoa é de um jeito e tem suas preferências, devemos atender e tratar todos com respeito, contribuir para ressaltar a beleza individual de cada um”, explicou a professora Gabriela Scarensi.

Maria Isabel Souza Carvalho, de 16 anos, já fez outros cursos na Fundhas e, atualmente, se diz satisfeita na turma dos agentes de beleza. “Somos muito unidas, aprendemos sobre os diferentes tipos de beleza e nos damos bem. Poder atender os alunos de fora é importante, pois ficamos mais atenciosas e cuidadosas, dá pra aprender na prática”, frisou.

A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contraturno escolar. Atividades educacionais como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar. Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente. Além destas atividades, são oferecidas aos adolescentes oportunidades para cursos de iniciação profissional como: robótica, informática, mecânica, elétrica, comunicação, telemarketing e outras, de forma a proporcionar a ampliação de saberes, diferentes aprendizagens e o desenvolvimento de valores e atitudes.