Mais de 50 jovens do Cephas são inseridos como aprendizes nas empresas parceiras
Atualizado em 05/10/2018 - 18:21
Jovem Aprendiz
Jovens aprendizes recebem orientação sobre postura, direitos e obrigações trabalhistas - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

Na próxima segunda-feira (8), 53 adolescentes do Programa Jovem Aprendiz do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) serão encaminhados para as empresas parceiras e muitos deles terão a chance do primeiro registro em carteira. Eles vão atuar nas áreas de Administração, Produção, Almoxarife e Logística e o contrato terá duração de um ano.

Após o término do contrato alguns aprendizes são convidados a integrar o quadro efetivo de profissionais das empresas em que atuaram. Todos os alunos que fazem parte do Programa devem, de acordo com a Lei do Aprendiz (10.097/2000) cumprir, além da atividade de aprendizado prática – que são desenvolvidas nas empresas parceiras – uma carga horária teórica de horas semanais.

Após o processo de seleção, realizado pelos assistentes sociais, de acordo com o perfil do profissional solicitado pelas empresas, os estudantes receberam orientações quanto à postura exigida no ambiente de trabalho e o processo de integração, além dos direitos e obrigações trabalhistas.

Atualmente, o Cephas conta com 327 jovens que cumprem jornada de trabalho como aprendizes em uma das 43 empresas parceiras da Fundhas, tendo dessa forma a experiência do primeiro emprego. Como aprendizes, eles são registrados em carteira, com todos os direitos trabalhistas previstos em lei. O vínculo empregatício é com a Fundhas (mantenedora do Cephas) - que recebe das empresas o repasse dos custos com os adolescentes.

Sobre o Cephas

O Cephas é uma escola técnica da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que incentiva a inclusão social por meio da educação profissional , oferecendo cursos técnicos gratuitos e  de qualificação profissional. O Centro fica na Rua Tsunessaburo Makiguti, 399 - Floradas de São José, São José dos Campos.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×