Guia de turismo é tema de palestra para alunos do Cephas
Atualizado em 05/10/2018 - 17:49
turismo
A temática abordou o turismo, sua legalidade e as funções de um guia de turismo especializado em natureza e aventura - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

Cerca de 60 alunos do curso técnico de hospedagem do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) participaram, nesta quinta (4), da palestra "Turismo Legalmente Legal". A temática abordou o turismo, sua legalidade e as funções de um guia de turismo especializado em natureza e aventura.

Durante a palestra, foram apresentadas técnicas de salvamento na natureza, exemplos de casos recentes no Pico do Itatiaia, além de alguns equipamentos e sua utilidade durante a realização de uma missão na mata. Foi ressaltada ainda a necessidade do conhecimento sobre primeiros socorros para fazer o atendimento emergencial.

Para a professora Mônica Fernandes  Silva, os conhecimentos adquiridos na palestra são de fundamental importância para quem quer seguir a carreira de guia turístico. Além de aprender um pouco mais sobre essa profissão, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer equipamentos que devem ser utilizados durante uma expedição de turismo de aventura.

“Fiquei apaixonado e encantado com os lugares como Pico do Marins e pude perceber o quanto é importante passarmos essa paixão para quem levamos conosco. Durante uma viagem como esta, sempre tendo em mente o cuidado e a preservação da natureza”, disse Jefferson de Sousa Siqueira.

Para a coordenadora Fátima Corrêa foi muito importante poder conhecer um pouco mais sobre o tema, sobretudo em uma região tão rica em recursos naturais, como o Vale do Paraíba.

Sobre o Cephas

O Cephas é uma escola técnica da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que incentiva a inclusão social por meio da educação profissional, oferecendo cursos técnicos gratuitos e de qualificação profissional. O Centro fica na rua Tsunessaburo Makiguti, 399 - Floradas de São José, São José dos Campos.