GCM é responsável pela escolta e guarda das urnas em 59 escolas municipais
Atualizado em 05/10/2018 - 16:29
Distribuição das Urnas Eletrônicas  05 10 2018
Urnas foram levadas até os locais de votação em veículos da Prefeitura; escolta até escolas municipais foi feita pela GCM - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São José dos Campos iniciou, na manhã desta sexta-feira (5), sua participação na eleição do próximo domingo (7). Juntamente com a Polícia Militar, ela é responsável pelo transporte das urnas eletrônicas até os locais de votação e pela guarda até o início da eleição.

A GCM começou a fazer nesta manhã a escolta das urnas desde o prédio da Justiça Eleitoral, na região central da cidade, até as 59 escolas municipais que serão locais de votação no domingo. Foram utilizadas 13 viaturas nessa tarefa. A Prefeitura de São José também cedeu veículos de sua frota e motoristas para o transporte das urnas e dos funcionários da Justiça Eleitoral responsáveis por esse trabalho.

Após a colocação das urnas nas seções eleitorais, elas ficam sob a responsabilidade da GCM, nos casos de escolas municipais, e da PM, nos demais locais de votação.

Dia da eleição

No dia da eleição, além de manter um guarda em cada uma das escolas municipais onde a votação será realizada, a GCM colocará 29 viaturas circulando pela cidade para coibir excessos e garantir o respeito à legislação eleitoral.

Um total de 135 guardas municipais estará atuando nesse dia, sendo 63 nos locais de votação e, os demais, nas viaturas. A operação termina com o retorno das urnas para a Justiça Eleitoral, o que será feito após o término da eleição, a partir das 17h.