Empreendedorismo e sustentabilidade são temas de feira organizada por alunos
Atualizado em 31/10/2018 - 11:50
JEPP Emef Profª Dosulina Chenque Chaves de Andrade
O programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” oferece, para mais de 12 mil alunos do 1º ao 9º anos, atividades que despertam para as inovações de mercado - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Nesta quarta-feira (31), alunos 1º ao 9º ano da Emef Profª Dosulina Chenque Chaves de Andrade, localizada no Alto de Santana (região norte), realizam uma feira para apresentação de projetos relacionados ao empreendedorismo e sustentabilidade. A atividade aberta para toda a comunidade será realizada das 15h às 17h, nas dependências da escola.

A primeira feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

As atividades que serão expostas nesta quarta-feira foram divididas entre as séries. Alunos do 1º ano produziram difusores de ambiente com ervas aromáticas. A produção de temperos naturais ficou por conta dos estudantes do 2º ano, que plantaram as mudas, cultivaram, colheram as plantas. Já os alunos do 3º ano criaram brinquedos e jogos com materiais reciclados.

Por meio da Sala de Leitura, os estudantes do 4º ano puderam criar uma locadora itinerante de gibis, tendo em vista a afinidade dos alunos da escola pelo gênero literário. Os livros da locadora foram doados pelos próprios alunos, que também produziram uma logomarca.

O desenvolvimento de produtos alimentícios foi a temática escolhida pelos alunos do 5º ano. Eles elaboraram sanduíches, sucos e biscoitos. Os estudantes do 6º, 7º e 8º trabalharam em conjunto na produção de uma eco papelaria. Eles fizeram pesquisa de mercado e criação de produtos.

O alunos do 9º ano desenvolveram um aplicativo que facilita o encontro e o agendamento de serviços de beleza e estética. O aplicativo também será apresentado no Empreende Startup Educacionais no mês de novembro.

Os produtos expostos serão vendidos com preços simbólicos para os pais e comunidade que participarão do evento.

Jovens Empreendedores Primeiros Passos

O “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” oferece para mais de 12 mil alunos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, atividades lúdicas com o objetivo de sensibilizar os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações. Iniciado na rede de ensino municipal em 2017, a parceria já ofereceu capacitação para 200 professores.

1ª Feira JEPP  - Emef Profª Dosulina Chenque Chaves de Andrade

Local: Av. Pico das Agulhas Negras, 1594 – Altos de Santana