2.300 alunos da Fundhas aprendem sobre Monteiro Lobato com gincana pedagógica
Atualizado em 31/10/2018 - 10:48
Monsanto - Power Games
De forma lúdica e divertida, crianças e adolescentes de dez unidades da Fundhas participam da gincana Power Games - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Fundhas

Cerca de 2.300 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 14 anos, da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), participaram da gincana Power Games, cujo tema deste semestre foi a vida e as obras do escritor Monteiro Lobato.  

A Power Games tem o objetivo de despertar a curiosidade entre os alunos, facilitando a aprendizagem de maneira lúdica. Durante os preparativos do evento, os organizadores fizeram visitas nas unidades da Fundhas para sensibilizar as crianças e adolescentes. Cada local recebeu um manual sobre Monteiro Lobato, que serviu de orientação de estudo para o dia da gincana com o objetivo de provocar o interesse pela leitura e escrita.

Os alunos foram divididos em turmas, que receberam nomes de personagens dos livros em uma competição saudável. A aluna Ana Luiza Astuti Ferreira, de 10 anos, da unidade Monsanto, que fica no Limoeiro (região oeste), disse que gostou muito da gincana, principalmente porque sua equipe, denominada ‘Emília’, estava à frente das demais. "A atividade mais legal para mim é a da Caça ao Saci, a gente corre muito e se diverte. Eu adoro ler as histórias de Monteiro Lobato", disse a aluna, fã da personagem Cuca.

Já para o Gabriel Ramos de Andrade, de 14 anos, também da unidade Monsanto, as dinâmicas propostas pela gincana ajudam na compreensão das obras de Monteiro Lobato. “É uma gincana muito divertida e especial aqui na Fundhas. Acho especial porque muda a nossa rotina, a gente se prepara antes e no dia tem atividades diferentes. Até li mais histórias de Lobato só por causa da Power Games. As provas e desafios nos animam, todo mundo gosta de participar”.

Segundo o educador de teatro e um dos organizadores do evento, Adriano Rodrigues, o incentivo à cultura é um dos principais benefícios desta edição da gincana. “É extremante rico contribuir para ampliar o repertório cultural deles. É um momento de festejar nossa própria cultura e é produtivo porque passamos conhecimento às crianças de forma lúdica”.

A Gincana

A Power Games contou com diversas provas, entre elas o mural cultural, show de talentos com caracterização de personagens das histórias de Lobato, pesquisa cultural e quebra-cabeça.

Ao final, todas as equipes vencedoras fazem um passeio ao Parque Vale do Itaim, em Taubaté, para visitar a réplica da casa de Monteiro Lobato, uma brinquedoteca e a área para teatro infantil com os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

A Instituição

A Fundhas atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contraturno escolar. Entre as ações da instituição estão atividades educacionais como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar.

Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente. Além destas atividades, os adolescentes têm como opção cursos de iniciação profissional como: robótica, informática, mecânica, elétrica, comunicação, telemarketing e outras, de forma a proporcionar a ampliação de saberes, diferentes aprendizagens e o desenvolvimento de valores e atitudes. 


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas