São José vira referência em soluções tecnológicas para a mobilidade
Atualizado em 01/11/2018 - 09:28
Semáforo Inteligente Jardim da Granja
Semáforo inteligente implantado na avenida dos Astronautas reduziu quase pela metade o tempo de transposição da via - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Semáforo inteligente, monitoramento eletrônico de estacionamento rotativo e Sistema de Notificação Eletrônica – tecnologias pioneiras trazidas pela Prefeitura de São José dos Campos, neste ano, para melhorar as mobilidade e facilitar a vida das pessoas, despertaram o interesse de outras cidades sobre o assunto.

Nesta terça-feira (30), representantes da cidade de Amparo, no interior do Estado de São Paulo, visitaram a base operacional dos agentes de trânsito e o Centro de Controle Operacional do Trânsito, onde puderam conhecer os sistemas do carro Guardião, TrafGo (sistema de semáforo inteligente do Google) e notificação eletrônica de multas.

Na última semana, técnicos de Canoas, município do Rio Grande do Sul, estiveram em São José também para conhecer as tecnologias. Nos próximos dias, será a vez da visita da equipe da cidade de João Pessoa, na Paraíba, e Barueri, São Paulo.

TrafGo

Instalado na avenida dos Astronautas, na região do Putim, zona sudeste, em 2017, o Trafgo utiliza uma tecnologia inédita no Brasil, funcionando de forma integrada a maior plataforma de rastreamento de veículos, o Google Maps, permitindo o controle do tempo dos semáforos a partir de informações coletadas dos próprios carros, por meio dos aplicativos de navegação agregados a plataforma.

Funcionando há 15 meses, o sistema já trouxe melhorias para a fluidez do trânsito. Antes da implantação do semáforo inteligente, os condutores gastavam de 11 a 12 minutos para transpor a avenida dos Astronautas. Com o tempo semafórico regulado por meio dos dados de tráfego em tempo real via GPS, o mesmo trecho hoje é percorrido entre 5 e 6 minutos.

Guardião

Veículo aparelhado com câmeras de monitoramento para fiscalizar os espaços de estacionamento rotativo, nos principais centros comerciais da cidade, com o objetivo de democratizar o uso dos espaços, permitindo que um maior número de motoristas use uma mesma vaga durante o dia, além de liberar a equipe de agentes de trânsito para o trabalho de operação do tráfego na cidade.

Como o sistema conta com tecnologia OCR, a leitura das placas feita pelas câmeras, permite identificar veículos roubados e furtados que estejam estacionados nas áreas monitoradas. As informações são disponibilizadas à polícia para a solução dos crimes. Graças ao sistema, um veículo já foi recuperado em São José.

Com 10 meses de operação, o carro já flagrou mais de 11 mil infrações por estacionamento em desacordo com a regulamentação.

SNE

O Sistema de Notificação Eletrônica possibilita que o motorista receba a notificação pelo celular, além de poder indicar o real condutor pelo aplicativo e fazer o pagamento da multa com 40% de desconto.

São José dos Campos é a primeira cidade do interior do Estado de São Paulo a aderir ao SNE. Criado pela empresa Serpro (responsável pelo processamento de multas na cidade), a pedido do Departamento Nacional de Trânsito, o sistema integra as notificações provenientes de rodovias federais, além das estaduais e municipais, cujos órgãos tenham aderido à ferramenta.

Até o momento, 2.454 infrações foram pagas via SNE.

Rede nacional

Neste mês, o programa AutoEsporte da rede Globo veiculou uma reportagem sobre as tecnologias. Desde então, municípios de todo o Brasil têm procurado a Prefeitura de São José dos Campos para obter mais informações e conhecer os sistemas implantados na cidade.

Assista a reportagem pelo link: https://globoplay.globo.com/v/7103719/programa/