Pacientes do Colonial já usufruem dos benefícios do programa UBS Resolve
Atualizado em 30/10/2018 - 12:08
Jardim Colonial é a 18ª unidade a receber o UBS Resolve. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 3-10-2018
O conceito do programa UBS Resolve veio com o objetivo de tornar a unidade básica de saúde mais resolutiva - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Saúde

No primeiro dia de implantação do programa UBS Resolve na unidade básica de saúde do Jardim Colonial (região sul), moradores do bairro e adjacências aprovaram as mudanças e já começaram a usufruir dos benefícios, como a coleta de material para exames laboratoriais no próprio local.

Entre os primeiros pacientes atendidos estão Renan Felipe Basiotte da Silva, 19 anos, que mora no Vila das Flores, e Beatriz Oliveira, 11 anos, que reside no Colonial.

"Foi ótima esta mudança. Vai favorecer os idosos, que são os que mais precisam", afirmou a funcionária pública Lúcia Helena Barbosa, 50 anos, que é mãe da Beatriz.

"Achei ótimo a coleta de exames ser aqui na UBS. Ficou muito mais prático e facilita em termos de condução. A Prefeitura tem que investir mais nesse programa", afirmou Renan.

A UBS do Colonial é 18ª unidade básica a trabalhar dentro deste conceito de atenção básica implantado pela Prefeitura de São José dos Campos. A próxima a receber o programa, em novembro, será a do Jardim Paraíso do Sol, na zona leste.

UBS é referência para 7 bairros

A UBS do Colonial tem 24.394 pacientes cadastrados e é referência para os bairros Conjunto Elmano Ferreira Veloso, Cruzeiro do Sul, Jardim Imperial, Jardim República, Vila das Flores, Jardim dos Bandeirantes e Santa Edwiges.

Ao todo, 11 médicos ficam à disposição da comunidade, sendo 6 clínicos (3 da rede e 3 credenciados), 2 ginecologistas e 3 pediatras, além de 2 dentistas, que atuam dentro da UBS, e equipe de enfermagem.

A estimativa é realizar pelo menos 660 procedimentos laboratoriais por mês.

Eficiência e agilidade

O conceito do programa UBS Resolve veio com o objetivo de tornar a unidade básica de saúde mais resolutiva. A coleta de exames é feita todos os dias nas unidades básicas, evitando o deslocamento do paciente ao laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura.

Os exames com solicitação de urgência são colhidos imediatamente na própria UBS. Já os exames de rotina são agendados e realizados próximos ao retorno da consulta, para garantir a sua eficácia.

Unidades onde o UBS Resolve está presente

• Eugênio de Melo (leste)

• Jardim São José 2 (leste)

• Residencial União (sul)