FCCR abre inscrições para 9 oficinas no ateliê de artes plásticas
Atualizado em 31/10/2018 - 10:17
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
As oficinas serão realizadas no ateliê da Fundação Cultural que, a partir do próximo ano, funcionará como ‘ateliê aberto’- Foto: Divulgação/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo inicia, na próxima segunda-feira (5), um total de nove oficinas introdutórias de diversas técnicas ligadas às artes plásticas. Podem participar das atividades pessoas maiores de 15 anos, com possibilidade de inscrição em duas modalidades. As vagas são limitadas por oficina.

As oficinas são gratuitas e se estenderão até dezembro, com inscrições devendo ser feitas pelo site da Fundação Cultural. Elas serão realizadas no ateliê da Fundação Cultural que, a partir do próximo ano, funcionará como ‘ateliê aberto’, ficando à disposição para utilização de interessados, mediante agendamento prévio.

Programação

Oficina de Introdução à Pintura (15 vagas)

- Dias 5,12,19 e 26/11 e 3 e 10/12: segundas, das 18h às 21h

Atividade prática pautada nos movimentos artísticos e na observação dos temas elaborados pela mediação do orientador, focando no estudo das cores, volumes e formas.

 

Oficina de Introdução ao Desenho (15 vagas)

- Dias: 6, 13, 20 e 27/11 e 4 e 11/12 (terças), das 14 às 17 horas

Os participantes serão convidados a desenvolver, semanalmente, exercícios práticos desenhando plantas, sementes, objetos e arquitetura do ambiente. Alguns encontros serão realizados nas áreas abertas do Parque Roberto Burle Marx, exercitando assim a leitura e a representação da paisagem natural.

 

Oficina de Introdução à Xilogravura (15 vagas)

- Dias 6, 13, 20 e 27/11 e 4 e 11/12: terças, das 18 às 21 horas.

Apresentar o universo da xilogravura (fazer gravuras em relevo sobre madeira) em seus aspectos históricos e como linguagem, oferecendo uma possibilidade ao aluno, de pensar a imagem na sua multiplicidade, fazendo uso de um meio que remonta os primórdios da imagem impressa, confrontando com os meios contemporâneos de criação e impressão da imagem.

 

Oficina de Introdução à Escultura (15 vagas)

- Dias 6, 13, 20, e 27/11 e 4 e 11/12: terças, das 18h às 21h. 

Nesta fase de introdução a escultura, será utilizado argila como elemento criativo. Serão conhecidos os materiais e ferramentas necessários para uma boa concepção de forma e volume, texturas e acabamentos.

 

Oficina de Introdução à Calcogravura (15 vagas)

- Dias 7, 14, 21 e 28/11 e 5 e 12/12: quartas, das 18h às 21h. 

Os participantes terão oportunidade de trabalhar com as técnicas (gravura feito numa matriz de metal, geralmente o cobre), realizando trabalhos, onde serão desafiados a desenvolver a criatividade na busca das imagens e receberão orientações individuais na exploração dos recursos gráficos.

 

Oficina de Introdução ao Pin Hole (15 vagas)

- Dias:  8, 9,10/11 e 6, 7, 8/12: quintas e sextas-feiras, das 19h às 21h, e sábados, das 9h às 12h

Aulas práticas e teóricas abordando os fundamentos da fotografia na técnica de Pin Hole (câmara pinhole é uma máquina fotográfica sem lente). Construção da máquina utilizando-se uma lata com tampa. Conhecimento sobre a manipulação dos produtos químicos fotográficos. Práticas de revelação em laboratório improvisado.

 

Oficina de Papel Reciclado – Envelopes e cartões de Natal (15 vagas)

- Dias 12, 13 e 14/11: segunda, terça e quarta, das 18h às 20h 

Seguindo passo a passo o processo a reciclagem de papel e com este, aprendendo a criar envelopes e cartões para o Natal. Com objetivo de reaproveitar e dar nova forma e destino a papéis que iriam para o lixo, criando envelopes diretamente no molde para papel. Sem cortes, prontos para secar, dobrar e colar.

 

Oficina de Marmorização de Papel (15 vagas)

- Dias: 19, 20 e 21/11: segunda, terça e quarta, das 18h às 20h

Para aprender os fundamentos da técnica, os participantes farão testes com diferentes tipos de papel. Os alunos também assistirão a tutoriais e vídeos de mestres da arte da marmorização. O objetivo é compreender a composição e a harmonia das cores, estimular a criatividade e a concentração.

 

Oficina de Sumi-ê (15 vagas)

- Dias: 26, 27 e 28/11: segunda, terça e quarta, das 18h às 20h 

Sumi é uma tinta de origem chinesa, obtida da fuligem resultante da queima de determinados óleos ou madeiras. Seguindo as instruções do livro: The Book of Bambu, e de vídeos tutoriais, os alunos irão experimentar a técnica do Sumi-ê (Pintura/desenho com Sumi). O objetivo é desenvolver a gestualidade na utilização de pincéis, aprimorar o traço e pincelada, promover a concentração e observação.

 

Ateliê de Artes Plásticas da Fundação Cultural

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-1226


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo