UBS´s conscientizam sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama
Atualizado em 03/10/2018 - 17:22
Ubs Resolve no Bosque dos Eucaliptos que será entregue dia 26/09. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 24-09-2018
As ações de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce são realizadas nas unidades básicas de saúde - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Em razão do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de São José dos Campos vem realizando nas unidades básicas de saúde campanhas de orientação sobre o tema.

Além da distribuição de material informativo sobre câncer de mama, câncer de colo de útero e planejamento familiar, os profissionais das UBS's têm incentivado ainda mais as mulheres a fazerem os exames preventivos ginecológicos e as mamografias.

A abordagem ocorre nas salas de espera, durante o acolhimento e nas consultas. Durante todo o mês, as UBS's também terão decoração especial com adesivos, cartazes, balões e laços rosa no interior das unidades.

De 2017 para cá, houve um aumento na oferta de coleta de exames ginecológicos preventivos e exames de mamografias na rede pública de saúde. Nos primeiros 6 meses deste ano, foram ofertadas em média 2.822 mamografias, 6% a mais que o mesmo período do ano passado (2.656).

Já o exame preventivo de câncer de colo de útero registrou um aumento de oferta de 4% no mesmo período – 3.645 atendimentos por mês em 2017 e 3.794 em 2018.

Mais agilidade

Desde o ano passado, as mulheres ganharam mais agilidade para realizar os exames. Os preventivos ginecológicos passaram a ser colhidos pelo profissional de enfermagem e as solicitações dos exames de mamografia também passaram a ser feitas pela enfermeira da unidade. Anteriormente, nesses dois casos, os procedimentos eram exclusivos dos médicos.

Em São José dos Campos, a Prefeitura segue as recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia, que preconiza que as mulheres façam o exame de mamografia anualmente, a partir dos 40 anos. Não há demanda reprimida para esse exame na rede pública.

Nas UBS’s, além dos exames preventivos, as mulheres têm a sua disposição o acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puerpério), dispensação de preservativos e contraceptivos, teste de gravidez (urina e sangue) e teste rápido HIV/Sífilis/Hepatite.