Biblioteca Cassiano Ricardo completa 50 anos com programação especial
Atualizado em 03/10/2018 - 10:34
Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo
Tombado pelo patrimônio histórico, o edifício que abriga a Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo já serviu de cinema, teatro e local voltado para bailes populares - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Inaugurada oficialmente em 20 de outubro de 1968, a Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo começou as atividades na rua Antônio Domingues, no centro de São José Dos Campos. Relatos informam que o acervo inicial de 10.000 exemplares, foram organizados e disponibilizados para a população pelos amigos Armando De Oliveira Cobra e o escritor Cassiano Ricardo.

Em comemoração ao aniversário de 50 anos, a biblioteca, que recebe mais de 4.000 visitantes por mês, preparou uma programação especial. Atividades literárias e culturais, exposições, palestras e apresentações marcam as festividades do jubileu de ouro.

Entre os dias 8 e 31, é possível visitar duas exposições: a mostra fotográfica “A Biblioteca sob o olhar de seus leitores”, composta por 15 fotografias que destacam, além de imagens de frequentadores assíduos, frases e depoimentos sobre a biblioteca; já a exposição “Cassiano Ricardo: memória e poesia" expõe obras do poeta joseense, que eternizou ainda, em vida, seu nome para a biblioteca.

Também no dia 8, às 9h, é possível participar da palestra “Empreendedorismo: uma ação que transforma cidadão”, com a Carmen Lúcia, especialista em Educação Empreendedora.

Uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apresenta no dia 9, das 9h às 11h, a oficina “Começar Bem – Formalização”. A temática apresentada ao público por Flávia Francischini da Silva tem o objetivo de levar conhecimento aos futuros empreendedores. Neste dia, o Sebrae Móvel também ficará à disposição da população.

Na manhã do dia 10, das 9h às 11h, haverá uma palestra com profissionais do Procon sobre “Direitos do Consumidor e Educação Financeira”. Já no dia 11, às 8h30, a palestra “Currículo de Entrevista de Emprego” será feita por meio de uma parceria entre representantes do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Para as crianças, no dia 11, às 14h30, o grupo de teatro Arteia em Rede, apresentará o espetáculo “Alquimistos”, no enredo dois bruxos, por meio de poesias, músicas e brincadeiras, mostram como é simples fazer magia.

A Academia Joseense de Letras ministrará a Oficina Literária “Café com Letras”, no dia 17, das 9h30 até 11h. No dia 18 é possível conferir duas atrações, na manhã, a palestra “A Biblioteca Pública e seus desafios”, com o palestrante Pierre André Ruprecht. Já a tarde, das 14h às 16h, a escritora Val Saab lançará o livro “Meu mundo, meu coração. Uma tatuagem invisível, poemas de amor”.

O dia 19 será marcado pela solenidade oficial de aniversário. A atração especial fica por conta da apresentação da orquestra infanto-juvenil Luzes da Ribalta, formada por cerca de 35 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos da região sul da cidade.

Infraestrutura

A Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo conta com mais de 60 mil exemplares. No acervo, algumas raridades como uma coleção de livros do escritor Júlio Verne de 1888 a 1907. Além dos dois salões, utilizados para consultas e leituras de livros, jornais e revistas, a biblioteca conta ainda com um auditório para 80 pessoas, espaço com revistas em áudio e diversos exemplares com escrita em braile. Um setor infantil para crianças de 0 até 12 anos de idade também está à disposição da população.

O espaço realiza ainda visitas monitoradas, encontros com autores, cursos, oficinas e exposições. Todas as atividades são gratuitas.

Curiosidade

Tombado pelo patrimônio histórico o edifício que abriga a Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo já serviu de cinema, teatro e local voltado para bailes populares. O prédio ainda abrigou a Prefeitura e a Câmara Municipal.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania